Visão em Foco
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Doutrina Kardecista - Espiritismo Rightc10
Últimos assuntos
» Nossos Filhos nos Acusarão (legendado)
Doutrina Kardecista - Espiritismo EmptyDom 14 Abr 2013 - 14:16 por jerry

» UMA FAZENDA PARA O FUTURO
Doutrina Kardecista - Espiritismo EmptyQui 4 Abr 2013 - 20:30 por jerry

» Muito Além do Peso (2012)
Doutrina Kardecista - Espiritismo EmptySáb 16 Mar 2013 - 22:11 por jerry

» Quem se Importa (2012)
Doutrina Kardecista - Espiritismo EmptySeg 4 Fev 2013 - 22:52 por jerry

» Luto em Luta (2012)
Doutrina Kardecista - Espiritismo EmptyTer 22 Jan 2013 - 20:35 por jerry

»  The Suicide Tourist (2007)
Doutrina Kardecista - Espiritismo EmptyDom 15 Jul 2012 - 23:28 por jerry

» There's no Tomorrow
Doutrina Kardecista - Espiritismo EmptySáb 5 maio 2012 - 22:47 por jerry

Votação

Para os que possuem TVs pagas: Você já aderiu ao sistema HD?

Doutrina Kardecista - Espiritismo Vote_lcap27%Doutrina Kardecista - Espiritismo Vote_rcap 27% [ 128 ]
Doutrina Kardecista - Espiritismo Vote_lcap23%Doutrina Kardecista - Espiritismo Vote_rcap 23% [ 107 ]
Doutrina Kardecista - Espiritismo Vote_lcap14%Doutrina Kardecista - Espiritismo Vote_rcap 14% [ 64 ]
Doutrina Kardecista - Espiritismo Vote_lcap25%Doutrina Kardecista - Espiritismo Vote_rcap 25% [ 116 ]
Doutrina Kardecista - Espiritismo Vote_lcap12%Doutrina Kardecista - Espiritismo Vote_rcap 12% [ 57 ]

Total de votos : 472


Doutrina Kardecista - Espiritismo

Ir para baixo

Doutrina Kardecista - Espiritismo Empty Doutrina Kardecista - Espiritismo

Mensagem por Vânia Qua 22 Abr 2009 - 12:15

Doutrina Kardecista - Espiritismo Espiritismo%20-%20BRESCOLA
Allan Kardec foi responsável pela sistematização dos conhecimentos da doutrina espírita.


A doutrina espírita é definida como uma religião, ciência e filosofia que se destina a interpretar corretamente os ensinamentos de Cristo e as verdades universais, embasadas na lei de "causa e efeito", na imortalidade da alma, na justiça divina e na razão. É uma corrente de pensamento — nascida em meados do século XIX — que se estruturou a partir de diálogos estabelecidos entre o pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, também conhecido como Allan Kardec, e as manifestações espontâneas e inexplicáveis que ocorriam na sociedade parisiense (o que ele e muitos pesquisadores da época defendiam tratar-se de espíritos) de espíritos de pessoas desencarnadas, a manifestar-se através de diversos médiuns.

Caracteriza-se pelo ideal de compreensão da realidade mediante a integração entre as três formas consideradas clássicas de conhecimento, que seriam a científica, a filosófica e a religiosa. Segundo Allan Kardec, cada uma delas, se tomada isoladamente, tenderia a conduzir a excessos de ceticismo, negação ou fanatismo. A doutrina espírita se propõe, assim, a estabelecer um diálogo entre elas, visando à obtenção de uma forma original, que a um só tempo fosse mais abrangente e profunda, de compreender a realidade.

A sua base doutrinária é o Livro dos Espíritos, primeira das chamadas obras básicas escritas por Rivail. Nesse livro, consta o resultado preliminar dos diálogos estabelecidos por ele em diversas reuniões mediúnicas com o que seriam espíritos "desencarnados". A obra é dividida em 1018 tópicos no estilo pergunta–resposta, ordenados didaticamente pelo pedagogo. As questões levantadas em O Livro dos Espíritos serviram como base para os demais livros que compõem a Codificação espírita.

Segundo muitos de seus estudiosos, a doutrina espírita é cristã. Para eles, Jesus não é o espírito mais elevado que conhecemos em toda a história da Terra, bem como o modelo de conduta para o auto-aperfeiçoamento humano e que provou, através da caridade absoluta e da encarnação, que o homem pode suportar a provação.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Doutrina_esp%C3%ADrita


Última edição por Vânia em Qui 23 Abr 2009 - 19:12, editado 1 vez(es)
Vânia
Vânia
Administradora

Feminino Mensagens : 4027
Data de inscrição : 07/04/2009
Idade : 59
Localização : São Paulo

http://visaoemfoco.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Doutrina Kardecista - Espiritismo Empty OBRAS BÀSICAS DO KARDECISMO

Mensagem por Vânia Qua 22 Abr 2009 - 12:19

Obras básicas

A seguir são apresentadas algumas das principais obras publicadas por Allan Kardec, entre as quais encontram-se as chamadas Obras Básicas do espiritismo.

O Livro dos Espíritos

O Livro dos Espíritos, publicado em 1857, apresenta-se na forma de perguntas e respostas, totalizando 1.018 perguntas principais.

O Livro dos Médiuns

O Livro dos Médiuns, ou "Guia dos Médiuns e dos Evocadores", foi publicado em 1861 e versa sobre o caráter experimental e investigativo do espiritismo, visto como ferramenta teórico-metodológica para se compreender uma "nova ordem de fenômenos", até então jamais considerada pelo conhecimento científico: os fenômenos ditos espíritas ou mediúnicos, que teriam como causa a intervenção de espíritos na realidade física.

Evangelho Segundo o Espiritismo

O livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, publicado em 1864, avalia os evangelhos canônicos sob a óptica da doutrina espírita, tratando com atenção especial a aplicação dos princípios da moral cristã e de questões de ordem religiosa como a prática da adoração, da prece e da caridade.

O Céu e o Inferno

O livro O Céu e o Inferno, ou "A Justiça Divina segundo o Espiritismo", foi publicado em 1865 e compõe-se de duas partes: na primeira, Kardec realiza um exame crítico da doutrina católica sobre a transcendência, procurando apontar contradições filosóficas e incoerências com o conhecimento científico superáveis, segundo ele, mediante o paradigma espírita da fé raciocinada. Na segunda, constam dezenas de diálogos que teriam sido estabelecidos entre Kardec e diversos espíritos, nos quais estes narram as impressões que trazem do além-túmulo.

A Gênese

O livro A Gênese, ou "Milagres e as Predições segundo o Espiritismo", foi publicado em 1868 e aborda diversas questões de ordem filosófica e científica, como a criação do universo, a formação dos mundos, o surgimento do espírito, segundo o paradigma espírita de compreensão da realidade.[u]


http://pt.wikipedia.org/wiki/Doutrina_esp%C3%ADrita#Obras_b.C3.A1sicas
Vânia
Vânia
Administradora

Feminino Mensagens : 4027
Data de inscrição : 07/04/2009
Idade : 59
Localização : São Paulo

http://visaoemfoco.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Doutrina Kardecista - Espiritismo Empty Doutrina espírita e cristianismo

Mensagem por Vânia Qua 22 Abr 2009 - 12:24

Os espiritistas (tradução muito usada durante as primeiras décadas do século XX para o neologismo spirite) ou espíritas, afirmam-se cristãos e atribuem à doutrina espírita o caráter de uma doutrina cristã, já que seguem os ensinamentos de Jesus. Entretanto, essa associação entre o espiritismo e o cristianismo é contestada pelas religiões de matriz judaico-cristãs, sob a alegação de que, embora partilhe de valores cristãos, a rejeição espírita a diversos postulados bíblicos e teológicos preconizados por elas inviabilizaria a conceituação do espiritismo como "cristão".

Os espíritas fundamentam sua defesa do carácter cristão da doutrina espírita no fato de Allan Kardec defender que a moral cristã, isenta dos dogmas de fé a ela associados, seria o que de mais próximo a um código de ética divino e racional que o homem possui. Os espíritas argumentam que os dogmas foram elaborados ao longo dos séculos pela Igreja Católica. Por isso, não é necessário segui-los para ser cristão. Além disso, o item 625 de O Livro dos Espíritos afirma ser Jesus o maior exemplo moral de que dispõe a humanidade, apesar de o espiritismo negar a ele qualquer carácter efetivamente divino [2].

A Profª Dora Incontri, pós-doutorada pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, também defende o caráter cristão da doutrina espírita, apontando, na proposta estruturada por Allan Kardec, um novo modelo de religião, alheio a dogmas, fórmulas, hierarquias sacerdotais e baseado eminentemente no aspecto ético-moral do indivíduo. Considera ainda Jean-Jacques Rousseau e Johann Heinrich Pestalozzi como os dois grandes precursores da idéia de uma "religiosidade natural", predominantemente moral, e defende que "evidenciou-se com a publicação de "O Evangelho segundo o Espiritismo" e de "O Céu e o Inferno" que, embora não o confessasse, ele [Kardec] estava fazendo uma nova leitura do Cristianismo". (Pedagogia Espírita: um projeto brasileiro e suas raízes histórico-filosóficas. São Paulo: Feusp, 2001. p. 74).

Um estudioso da religiosidade brasileira mais céptico, o Prof. António Flávio Pierucci, do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo, defende que o espiritismo não é uma religião cristã. Segundo ele, os espíritas utilizam o cristianismo para se legitimarem. Pierucci defende também que o vínculo com a Igreja Católica, defendido pelos espíritas serviu, durante décadas, para lutar contra a discriminação e a intolerância.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Doutrina_esp%C3%ADrita#Obras_b.C3.A1sicas
Vânia
Vânia
Administradora

Feminino Mensagens : 4027
Data de inscrição : 07/04/2009
Idade : 59
Localização : São Paulo

http://visaoemfoco.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Doutrina Kardecista - Espiritismo Empty Re: Doutrina Kardecista - Espiritismo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos