Visão em Foco
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Dia 20 - Consciência negra Rightc10
Últimos assuntos
» Nossos Filhos nos Acusarão (legendado)
Dia 20 - Consciência negra EmptyDom 14 Abr 2013 - 14:16 por jerry

» UMA FAZENDA PARA O FUTURO
Dia 20 - Consciência negra EmptyQui 4 Abr 2013 - 20:30 por jerry

» Muito Além do Peso (2012)
Dia 20 - Consciência negra EmptySáb 16 Mar 2013 - 22:11 por jerry

» Quem se Importa (2012)
Dia 20 - Consciência negra EmptySeg 4 Fev 2013 - 22:52 por jerry

» Luto em Luta (2012)
Dia 20 - Consciência negra EmptyTer 22 Jan 2013 - 20:35 por jerry

»  The Suicide Tourist (2007)
Dia 20 - Consciência negra EmptyDom 15 Jul 2012 - 23:28 por jerry

» There's no Tomorrow
Dia 20 - Consciência negra EmptySáb 5 maio 2012 - 22:47 por jerry

Votação

Para os que possuem TVs pagas: Você já aderiu ao sistema HD?

Dia 20 - Consciência negra Vote_lcap27%Dia 20 - Consciência negra Vote_rcap 27% [ 128 ]
Dia 20 - Consciência negra Vote_lcap23%Dia 20 - Consciência negra Vote_rcap 23% [ 107 ]
Dia 20 - Consciência negra Vote_lcap14%Dia 20 - Consciência negra Vote_rcap 14% [ 64 ]
Dia 20 - Consciência negra Vote_lcap25%Dia 20 - Consciência negra Vote_rcap 25% [ 116 ]
Dia 20 - Consciência negra Vote_lcap12%Dia 20 - Consciência negra Vote_rcap 12% [ 57 ]

Total de votos : 472


Dia 20 - Consciência negra

4 participantes

Ir para baixo

Dia 20 - Consciência negra Empty Dia 20 - Consciência negra

Mensagem por oldess Sex 19 Nov 2010 - 9:00



Obrigado pelas boas vindas. Adorei o forum.
Para começar nele, decidi abrir um tópico sobre o feriado da consciência negra, queria achar de vocês, o que acham desse feriado?
Eu, sinceramente acho puro preconceito.
Enquanto existir "dia da consciência negra" e derivados, isso quer dizer que ainda exste preconceito.

o engraçado que na Bahia, o lugar onde tem mais negros do mundo, tirando a África não é feriado, olhem a charge:


Dia 20 - Consciência negra 2634814
oldess
oldess

Status : Rafael
Masculino Mensagens : 11
Data de inscrição : 18/11/2010

http://derivas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dia 20 - Consciência negra Empty Re: Dia 20 - Consciência negra

Mensagem por Vânia Sex 19 Nov 2010 - 10:53

Oldess,

Que bom que você gostou do fórum, procuremos diversificar sempre! Obrigada!

Essa data foi escolhida para coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares.

Eu, particularmente, acho que escolher um dia para comemorar consciência negra já é uma forma de preconceito, assim como as quotas nos vestibulares!
Todos nós, independentes da raça, cor, credo...somos capazes!!! ola
Vânia
Vânia
Administradora

Feminino Mensagens : 4027
Data de inscrição : 07/04/2009
Idade : 59
Localização : São Paulo

http://visaoemfoco.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dia 20 - Consciência negra Empty Re: Dia 20 - Consciência negra

Mensagem por oldess Sex 19 Nov 2010 - 13:28

Vânia escreveu:acho que escolher um dia para comemorar consciência negra já é uma forma de preconceito, assim como as quotas nos vestibulares!
Todos nós, independentes da raça, cor, credo...somos capazes!!! ola

Concordo plenamente! igualdade para todos né! somos todos iguais, só a mentalidade que muda, cada um pensa de uma forma.

O Brasil é o país de maior diverficação de pessoas de todas as raças e países e ainda é considerado o país que mais tem preconceito no mundo, revoltante.

Mesmo que o negro teve uma importancia na história do país, relação ao trabalho e tudo mais, acho muito desnecessário ter um feriado dedicado ao zumbi dos palmares, ele foi uma figura historica e representante dos negros e tudo mais, mas e os brancos? as pessoas consideradas brancas né, hoje em dia é dificil achar alguem de raça pura. Mas enfim, deveria ter um feriado tipo: "Dia do trabalho negro no Brasil" ou um feriado relacionado à escravidão, não cujo nome "consciencia negra", já está como visto preconceito. Todos os seres humanos tem consciencia, mas nem todos sabem usa-la. hehehe, talves pode ser que eu nao esteja falando nada com nada.
mas é isso ae
oldess
oldess

Status : Rafael
Masculino Mensagens : 11
Data de inscrição : 18/11/2010

http://derivas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dia 20 - Consciência negra Empty Re: Dia 20 - Consciência negra

Mensagem por Paulo Sex 19 Nov 2010 - 19:10

Oldess, seja bem vindo!

Também acho que a frase "consciência negra" como sendo uma forma de preconceito. Cor de pele não define caráter da pessoa de jeito nenhum. O que precisamos, e muito, é ter uma boa consciência política, uma política limpa, que caminharia lado a lado com a ética e a honestidade. Missão impossível....não dá pra competir contra o pão e circo.
Paulo
Paulo
Administrador

Masculino Mensagens : 3616
Data de inscrição : 06/04/2009
Idade : 59
Localização : São Paulo

https://visaoemfoco.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dia 20 - Consciência negra Empty Re: Dia 20 - Consciência negra

Mensagem por oldess Sex 19 Nov 2010 - 20:08

Quando a politica brasileira deixar de ser humor, comédia, piada, podemos pensar em mudanças, mas vejo que piorou ainda mais a situação, com tiririca eleito, ainda tem gente que fala que ele é coitado, coitado sou eu que ganho só um salário e trabalho, ele é esperto que vai estar ganhando mais que um salário sem trabalhar...
que politica nossa é essa? que faz um feriado para nada! Brasileiro é trabalhador, mas é um bicho preguiçoso, o Brasil é o país que mais tem feriado, na china só se comemora o ano novo como feriado (se nao me engano), e é um país que está crescendo muito com tecnologia e produção, logicamente que é um país que ainda sofre muito com escravidão (grandes sedes e fabricas que movem o capitalismo, como: nike, coca... e quanto q esses trabalhadores recebem? o dinheiro que não vale nem a metade deles, sem contar que a falta de direitos que esse operários tem, e os mauricinhos no Brasil, os filhinhos de papai, sobrevivem de matéria fabricada ou criada por escravos da china, ou seja, o mané que compra que tem dinheiro, não sabe nem de onde veio o produto, não tem conhecimento do processo de fabricação, mesmo que se tivesse algum conhecimento do que esses trabalhadores passam, cuspiriam na cara deles, e se interessariam mais pela marca, e ainda consideram a china como um país "comunista" e "socialista", se é o que eles fazem para sobreviver e crescer é depender do capitalismo, logico que outros países lucram mais, mas fazer o que, é a lei dos espertos..), e o Brasil está para trás, não que ele não tenha crescido nos últimos anos (não estou defendendo o partido do PT ou o Lula), mas real realidade (real realidade é boa), é que se nosso país tivesse menos feriado o nível de produção aumentaria, não que isso mudaria muita muita coisa para economia do Brasil, tem outros poderes politicos envolvidos, mas comemorações de feriados desnecessário, um país que tem o feriado da bandeira, sendo que grande parte (não digo todos) não sabem nem cantar o hino nacional. Em alguns estados não há feriado da consciência negra, por que será?

gostei do assunto, exploração, escravidão ainda vidente, e produtos de marca que são mão de obra semi-escrava. vou abrir um tópico a respeito.
oldess
oldess

Status : Rafael
Masculino Mensagens : 11
Data de inscrição : 18/11/2010

http://derivas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dia 20 - Consciência negra Empty Re: Dia 20 - Consciência negra

Mensagem por Vânia Sáb 20 Nov 2010 - 14:37

Oldess,

Sabe qual é o maior problema no Brasil? Respondo: a EDUCAÇÃO.

A educação de hoje, no Brasil, está muito diferente da educação das décadas de 70 e 80. Apesar de toda a tecnologia existente atualmente, que ajudou a criar novas formas de aprendizados, acho que houve uma estagnação e até mesmo um retrocesso nessa área.

Atualmente, ficou explícito que o conhecimento está em segundo plano, e o mais importante é ter um diploma de curso superior, não importando o nível de conhecimento.
Mas para o governo é interessante um povo ignorante, sem acesso à cultura ??? Se vermos pelo lado político, eu diria que sim! Bom, pelo menos é assim que vejo. Podemos citar como exemplo dessa ignorância a eleição de muitos políticos despreparados e até corruptos. O caso do Tiririca também demonstra a ignorância política e social do povo brasileiro.

É muito mais fácil influenciar as pessoas ignorantes (no sentido de falta de conhecimento) e principalmente, se essas pessoas são da classe pobre e necessitam das "bolsas isso e bolsas aquilo" para sobreviverem. Por esta razão, muitas famílias já se acomodaram pois é muito mais fácil ganhar do que ter que lutar para conseguir, principalmente porque elas não têm boas oportunidades em nenhum setor da vida.

Seria mais interessante, para nós, que o governo proporcionasse a oportunidade de estudo para essas pessoas, e depois o emprego.

Na china, o ensino vem sofrendo grandes reformas desde a globalização. As escolas oferecem curso de língua inglesa aos estudantes, visando a necessidade da comunicação global. Apesar de ser um dos 3 maiores países na área da Economia (se não me engano), a China ainda usa a habitual censura na Internet que proíbe páginas web registradas como espaços pessoais, e entre outros sites, como Google. Além disso carregam um grande problema de envelhecimento populacional, devido à política do filho único! Não fosse por esses "defeitos", talvez seria muito mais forte, imaginem só!

O interessante seria se tivéssemos, aqui no Brasil, um ensino mais eficiente com a mesma liberdade de expressão. O Brasil é um país maravilhosamente rico, mas a distribuição dessas riquezas não está sendo bem administrada pelos nossos governantes, é uma tristeza isso!!!

Vânia
Vânia
Administradora

Feminino Mensagens : 4027
Data de inscrição : 07/04/2009
Idade : 59
Localização : São Paulo

http://visaoemfoco.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dia 20 - Consciência negra Empty Re: Dia 20 - Consciência negra

Mensagem por Lili Seg 22 Nov 2010 - 13:56

Oldess, também quero te dar as boas-vindas ao nosso fórum e te agradecer por estar gostando do nosso espaço. Participe sempre que der e você desejar, vamos adorar!

meiga

Aqui todas as opiniões (mesmo as diversas das nossas, dentro da lógica, do respeito e das regras do fórum), são aceitas. Bem diferente de outros fóruns maiores e mais famosos que existem por aí, onde ocorre que se determinadas opiniões não forem do agrado de uma panelinha comandada por donos e moderadores, são excluídos tópicos e posts, e o usuário pode até mesmo levar advertências, por vezes duvidosas... Dia 20 - Consciência negra Iconrolleyesf

Quanto ao tema de seu tópico, muito proveitoso! Também discordo dessa história de data de consciência negra e cotas para negros em Universidades. Isso sim, são as maiores provas de discriminação com outras vertentes da população brasileira! Quanto a datas representativas, já existe a da Abolição da Escravatura (Lei Áurea em 13 de maio de 1888). Pra que mais uma? Na certa para entupir o nosso já vasto calendário de feriados, e ser mais um dia improdutivo (economicamente falando).
E no caso das cotas, estas deveriam ser designadas por critérios de pobreza, jamais por conta de cor da pele!

Me parece que os próprios negros são os que em maioria tem problemas e preconceitos com a sua própria cor (vide os exemplos de várias celebridades que quando prosperam financeiramente, procuram brancas (os) e loiras (os) para seus parceiros.

E antes que alguém me acuse de preconceito racial: Tenho descendência negra em maioria na minha família (negra mesmo, e não o termo politicamente correto de afro-descendente que inventaram, e que no fundo quer dizer a mesma coisa). Não tenho nenhum problema com essa descendência, e jamais me valeria dela para conseguir vaga numa Universidade. Quando fiz vestibular em 1982 (ainda não existiam cotas nessa época, mas mesmo que existissem, não me fariam diferença) passei graças aos meus méritos, de primeira e em 11º lugar, onde existiam mais de 300 candidatos concorrendo a vaga que eu pretendia. É bem mais gratificante conseguir uma vaga de forma justa, e não de forma assistencialista!
Lili
Lili
Administradora

Feminino Mensagens : 4874
Data de inscrição : 08/04/2009
Idade : 61
Localização : Rio de Janeiro

http://visaoemfoco.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dia 20 - Consciência negra Empty Re: Dia 20 - Consciência negra

Mensagem por Vânia Ter 23 Nov 2010 - 6:05

Lili escreveu:
Aqui todas as opiniões (mesmo as diversas das nossas, dentro da lógica, do respeito e das regras do fórum), são aceitas. Bem diferente de outros fóruns maiores e mais famosos que existem por aí, onde ocorre que se determinadas opiniões não forem do agrado de uma panelinha comandada por donos e moderadores, são excluídos tópicos e posts, e o usuário pode até mesmo levar advertências, por vezes duvidosas...

Verdade, somos as provas vivas desses acontecimentos, podemos falar por experiência...rsss


Lili escreveu:
Quanto a datas representativas, já existe a da Abolição da Escravatura (Lei Áurea em 13 de maio de 1888). Pra que mais uma? Na certa para entupir o nosso já vasto calendário de feriados, e ser mais um dia improdutivo (economicamente falando).

Pois é...pra que mais uma??? ñ pode


Vânia
Vânia
Administradora

Feminino Mensagens : 4027
Data de inscrição : 07/04/2009
Idade : 59
Localização : São Paulo

http://visaoemfoco.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Dia 20 - Consciência negra Empty Re: Dia 20 - Consciência negra

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos