Visão em Foco
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Programas de TV  de antigamente Rightc10
Últimos assuntos
» Nossos Filhos nos Acusarão (legendado)
Programas de TV  de antigamente EmptyDom 14 Abr 2013 - 14:16 por jerry

» UMA FAZENDA PARA O FUTURO
Programas de TV  de antigamente EmptyQui 4 Abr 2013 - 20:30 por jerry

» Muito Além do Peso (2012)
Programas de TV  de antigamente EmptySáb 16 Mar 2013 - 22:11 por jerry

» Quem se Importa (2012)
Programas de TV  de antigamente EmptySeg 4 Fev 2013 - 22:52 por jerry

» Luto em Luta (2012)
Programas de TV  de antigamente EmptyTer 22 Jan 2013 - 20:35 por jerry

»  The Suicide Tourist (2007)
Programas de TV  de antigamente EmptyDom 15 Jul 2012 - 23:28 por jerry

» There's no Tomorrow
Programas de TV  de antigamente EmptySáb 5 maio 2012 - 22:47 por jerry

Votação

Para os que possuem TVs pagas: Você já aderiu ao sistema HD?

Programas de TV  de antigamente Vote_lcap27%Programas de TV  de antigamente Vote_rcap 27% [ 128 ]
Programas de TV  de antigamente Vote_lcap23%Programas de TV  de antigamente Vote_rcap 23% [ 107 ]
Programas de TV  de antigamente Vote_lcap14%Programas de TV  de antigamente Vote_rcap 14% [ 64 ]
Programas de TV  de antigamente Vote_lcap25%Programas de TV  de antigamente Vote_rcap 25% [ 116 ]
Programas de TV  de antigamente Vote_lcap12%Programas de TV  de antigamente Vote_rcap 12% [ 57 ]

Total de votos : 472


Programas de TV de antigamente

Ir para baixo

Programas de TV  de antigamente Empty Programas de TV de antigamente

Mensagem por Paulo Sáb 12 Mar 2011 - 12:15

Capitão Furacão

Emissora: Rede Globo.
Ano de Produção: de 1965 a 1970.
Preto e Branco.
Companhias Produtoras: Rede Globo.

Programas de TV  de antigamente Furacao
Pietro Mario Francesco Bongiancchini foi um dos primeiros atores a encabeçarem o elenco da recém-fundada Rede Globo em 1965.

Não demorou muito para o diretor artístico da emissora, Abdom Torres, sugerir que Pietro, então com 26 anos, apresentasse um programa voltado para o público infantil, o Clube do Capitão Furacão. Nele, o ator assumia a identidade de um experiente comandante da Marinha que contava histórias vividas em alto-mar para a criançada. O programa infantil comandado por Pietro estreou no mesmo dia que a emissora e foi o primeiro a registrar altos índices de audiência em meados dos anos 60.

De Jaqueta azul, quepe e longa barba branca, Furacão girava o leme de um lado para o outro enquanto lia cartas e mandava mensagens, falava sobre os segredos do mar, organizava gincanas e apresentava desenhos animados. O herói utilizava as histórias para ensinar valores importantes, como respeito aos mais velhos ou a importância de se levar o estudo a sério.
Programas de TV  de antigamente Furacao1Programas de TV  de antigamente Furacao2Programas de TV  de antigamente Furacao3
O Clube do Capitão Furacão chegou a exibir seriados dos anos 60, como Super-homem e Os Três Patetas, e desenhos da Hanna-Barbera, como Herculóides. Pietro dividia a apresentação do programa com os famosos "grumetes", os ajudantes de palco, que para isso precisavam enviar uma foto e a etiqueta de algum patrocinador, como a Confeitaria Gerbô ou as calças Furacão. Muitas crianças escreviam cartas na esperança de um dia participarem do programa. Elisângela foi a mais famosa ajudante do Capitão Furacão, que passou a dividir a atração com Pietro à partir do segundo ano.

O sucesso do programa foi tanto que motivou a Tupi a criar um personagem nos moldes do Capitão Furacão: o Capitão Aza, interpretado por Wilson Vianna. Segundo Pietro, a embarcação do Capitão Furacão só veio a pique por culpa da própria Globo. Ele recorda que a produção começou a sofrer boicote em 1969, quando o então diretor artístico da emissora, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, passou a reduzir o tempo de duração do programa. "Quase não sobrava tempo para eu fazer mais nada. Virei um mero anunciador de desenhos", queixa-se.
Programas de TV  de antigamente Furacao4Programas de TV  de antigamente Furacao5Programas de TV  de antigamente Furacao6
Quando o Clube do Capitão Furacão foi cancelado a emissora já planejava exibir no horário o seriado Vila Sésamo. Mesmo assim, o programa continuou sendo exibido ainda por um tempo sob o comando de Elisângela.


Elenco

Apresentação:
Pietro Mario .... Capitão Furacão

Clube do Grumete:
Elizângela do Amaral Vergueiro .... Grumete

Fonte: InfanTV


Paulo
Paulo
Administrador

Masculino Mensagens : 3616
Data de inscrição : 06/04/2009
Idade : 59
Localização : São Paulo

https://visaoemfoco.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Programas de TV  de antigamente Empty Re: Programas de TV de antigamente

Mensagem por Paulo Sáb 12 Mar 2011 - 12:23

Vila Sésamo


Emissora: Tv Cultura e Tv Globo.
Ano de Produção: de 1972 a 1977.
Preto e Branco.
Companhias Produtoras: Tv Cultura e Rede Globo.

Com a saída da Rede Globo do Capitão Furacão, chegava a TV brasileira o Vila Sésamo, uma versão brasileira da série educativa norte-americana Sesame Street. A série original foi criada, pela Children´s Television Workshop para tirar as crianças das ruas e proteger os guetos nova-iorquinos.

A ideia de trazer o programa para o Brasil foi do Boni, na época diretor geral da Central Globo de Produções, e Cláudio Petraglia, então diretor da Tv Cultura. Edwald Pacote também fez parte do projeto. O programa teve a coordenação de Wilson Aguiar, direção de cena de Milton Gonçalves e a produção de Jayme Leite e Godoy Camargo.
Programas de TV  de antigamente Vilasesamo
Programas de TV  de antigamente Vila2Programas de TV  de antigamente Vila3Programas de TV  de antigamente Vila7
O primeiro ano de Vila Sésamo foi exibido na TV Cultura às 10h45 e 16h, e os seguintes na Rede Globo, pois como inicialmente a Globo não tinha estúdio para as gravações, estabeleceu-se uma coprodução entre as duas emissoras. Produzida exclusivamente pela Rede Globo a partir de 1974, a segunda fase de Vila Sésamo contava com uma equipe de cerca de 350 pessoas e com a participação de aproximadamente 800 crianças. O horário de exibição foi alterado para as 10h30 (reprise) e 14h30. Naum Alves de Souza era responsável pela direção de bonecos e Cyro Del Nero fazia a direção de arte.

Os primeiros episódios foram cuidadosamente adaptados seguindo os padrões estipulados pela CTW, mas após o capítulo 40, o Vila Sésamo foi totalmente nacionalizado, adotando uma linguagem própria. Tendo em vista a grande diferença social no país, a adaptação foi feita de forma que o programa fosse situado em uma vila, e não em uma rua como no original. Nessa época foram criados por Naum Alves de Souza as versões brasileiras dos famosos bonecos Garibaldo e Gugu. As músicas do programa original foram substituídas por outras, compostas por Marcos e Paulo Sérgio Valle.

O programa funcionava como um jardim de infância para ensinar as crianças, principalmente às carentes, hábitos de higiene, noções de matemática, língua portuguesa, meio ambiente e vida natural. Os atores eram obrigados, no entanto, a gravar diante de um censor imposto pelo governo, mas apesar de ser exibido numa época de regime militar no Brasil, conseguiu-se driblar a censura e chegar na realidade brasileira com muita tranquilidade.

Programas de TV  de antigamente Vila6Programas de TV  de antigamente Vila5Programas de TV  de antigamente Vila4
Com episódios divididos em esquetes educativas, Vila Sésamo era ambientada em uma vila operária, onde moravam personagens típicos como o Juca, a figura paterna do programa; sua esposa Gabriela a figura materna; a professora Ana Maria interpretada por Sônia Braga, em seu primeiro papel na TV; e seu namorado Antônio, feito por Flávio Galvão ainda um estreante. Além desses a criançada se divertia com os bonecos Garibaldo (vivido por Laerte Morrone), uma ave azul (amarela no original) enorme que adorava aprender coisas novas; Gugu, aquele que não saía de dentro de um barril; Ênio, um adulto criança que precisava aprender as coisas mais elementares da vida; e Beto, um adulto ranzinza que não gostava de ensinar ao Ênio.

Em abril de 1975, Vila Sésamo estreou sua terceira temporada trazendo novidades. Foram incluídos mais 20 personagens, todos criados pela equipe do programa, chefiada por Wilson Aguiar. Alguns deles eram: Pipoca, Jujuba, Marocas, Marinheiro, Sabichão e Bidu.

Em 1972, o programa recebeu o Troféu Helena Silveira em duas categorias - Melhor Programa Cultural e Revelação Feminina (Sônia Braga) - , além do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como melhor programa em sua categoria.

No dia 29 de outubro de 2008 o programa ganhou uma nova versão, fruto de uma coprodução entre a TV Cultura e a Sesame Workshop, organização educacional sem fins lucrativos.
Programas de TV  de antigamente Vila1Programas de TV  de antigamente Vila8Programas de TV  de antigamente Vila9

Elenco

Esquetes:
Armando Bógus .... Juca
Aracy Balabanian .... Gabriela
Sônia Braga .... Ana Maria
Flávio Galvão .... Antônio
Laerte Morrone .... Garibaldo
Paulo José .... Mágico
Flávio Migliaccio .... Edifício
Manuel Inocêncio .... Seu Almeida
Milton Gonçalves .... Professor Leão
Ayres Pinto .... Cuca
Luiz Antonio Angelucci .... Bruno
Marcos Miranda .... Funga Funga


Manipulação de Bonecos:
Roberto Orozco .... Gugu
Teresa Cristina .... Pipoca
Elany Del Vechio .... Jujuba
Sônia Guedes .... Marocas
Antônio Petrin .... Marinheiro
Henrique Lisboa .... Sabichão
Aziz Bajur .... Bidu

InfanTv
Paulo
Paulo
Administrador

Masculino Mensagens : 3616
Data de inscrição : 06/04/2009
Idade : 59
Localização : São Paulo

https://visaoemfoco.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos