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Jogo de tabuleiro agora é digital
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Jogo de tabuleiro agora é digital
Os hexágonos recebem projeções e se tornam interativos
Uma nova tecnologia desenvolvida na Universidade Queens, no Canadá, pretende mudar os tradicionais jogos de tabuleiro.
À primeira vista, os simples hexágonos de cartolina não parecem capazes de muito, mas basta ligar o projetor conectado à uma câmera e um PC para que eles se transformem em um tabuleiro interativo.
A ideia do pesquisador Mike Rooke é misturar os games eletrônicos com um ambiente social, com pessoas sentadas em volta de uma mesa, se vendo e conversando pessoalmente enquanto jogam.
Os usuários podem juntar peças, “derramar”uma imagem de um hexágono para o outro, girar a projeção para ter visão de todos os ângulos de um objeto ou controlar, por exemplo, o “ataque” de um exército pelo toque na cartolina.
O protótipo é composto por hexágonos, cada um com sete pontos reflexivos de infra-vermelho. Além deles, uma câmera IV e um projetor completam o hardware. O software é uma combinação de pacotes prontos e algoritmos especialmente desenvolvidos. O Nvidia PhysX foi um os utilizados.
Montados em cima da superfície de jogo, a câmera e o projetor são usados, respectivamente, para localizar as peças e disponibilizar as imagens calculadas pela dinâmica do jogo.
Não há limite para o número de peças usadas dentro do campo de visão da câmera.
O projeto Poe ser adaptado a diversos tipos de jogos, e foi apresentado ontem em uma conferência no MIT.
À primeira vista, os simples hexágonos de cartolina não parecem capazes de muito, mas basta ligar o projetor conectado à uma câmera e um PC para que eles se transformem em um tabuleiro interativo.
A ideia do pesquisador Mike Rooke é misturar os games eletrônicos com um ambiente social, com pessoas sentadas em volta de uma mesa, se vendo e conversando pessoalmente enquanto jogam.
Os usuários podem juntar peças, “derramar”uma imagem de um hexágono para o outro, girar a projeção para ter visão de todos os ângulos de um objeto ou controlar, por exemplo, o “ataque” de um exército pelo toque na cartolina.
O protótipo é composto por hexágonos, cada um com sete pontos reflexivos de infra-vermelho. Além deles, uma câmera IV e um projetor completam o hardware. O software é uma combinação de pacotes prontos e algoritmos especialmente desenvolvidos. O Nvidia PhysX foi um os utilizados.
Montados em cima da superfície de jogo, a câmera e o projetor são usados, respectivamente, para localizar as peças e disponibilizar as imagens calculadas pela dinâmica do jogo.
Não há limite para o número de peças usadas dentro do campo de visão da câmera.
O projeto Poe ser adaptado a diversos tipos de jogos, e foi apresentado ontem em uma conferência no MIT.
Fonte: Info Abril
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