Visão em Foco
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Escolas no MS reduzem violência com medida polêmica Rightc10
Últimos assuntos
» Nossos Filhos nos Acusarão (legendado)
Escolas no MS reduzem violência com medida polêmica EmptyDom 14 Abr 2013 - 14:16 por jerry

» UMA FAZENDA PARA O FUTURO
Escolas no MS reduzem violência com medida polêmica EmptyQui 4 Abr 2013 - 20:30 por jerry

» Muito Além do Peso (2012)
Escolas no MS reduzem violência com medida polêmica EmptySáb 16 Mar 2013 - 22:11 por jerry

» Quem se Importa (2012)
Escolas no MS reduzem violência com medida polêmica EmptySeg 4 Fev 2013 - 22:52 por jerry

» Luto em Luta (2012)
Escolas no MS reduzem violência com medida polêmica EmptyTer 22 Jan 2013 - 20:35 por jerry

»  The Suicide Tourist (2007)
Escolas no MS reduzem violência com medida polêmica EmptyDom 15 Jul 2012 - 23:28 por jerry

» There's no Tomorrow
Escolas no MS reduzem violência com medida polêmica EmptySáb 5 maio 2012 - 22:47 por jerry

Votação

Para os que possuem TVs pagas: Você já aderiu ao sistema HD?

Escolas no MS reduzem violência com medida polêmica Vote_lcap27%Escolas no MS reduzem violência com medida polêmica Vote_rcap 27% [ 128 ]
Escolas no MS reduzem violência com medida polêmica Vote_lcap23%Escolas no MS reduzem violência com medida polêmica Vote_rcap 23% [ 107 ]
Escolas no MS reduzem violência com medida polêmica Vote_lcap14%Escolas no MS reduzem violência com medida polêmica Vote_rcap 14% [ 64 ]
Escolas no MS reduzem violência com medida polêmica Vote_lcap25%Escolas no MS reduzem violência com medida polêmica Vote_rcap 25% [ 116 ]
Escolas no MS reduzem violência com medida polêmica Vote_lcap12%Escolas no MS reduzem violência com medida polêmica Vote_rcap 12% [ 57 ]

Total de votos : 472


Escolas no MS reduzem violência com medida polêmica

2 participantes

Ir para baixo

Escolas no MS reduzem violência com medida polêmica Empty Escolas no MS reduzem violência com medida polêmica

Mensagem por Paulo Sáb 17 Abr 2010 - 22:14

As escolas de Campo Grande (MS) conseguiram reduzir em 60% a violência, em apenas um ano, com aplicação de medidas consideradas polêmicas pelos alunos, mas aprovadas pelos pais. O dado é do promotor da Infância e Adolescência Sérgio Fernando Harfouche.

Para punir os estudantes indisciplinados, escolas das redes pública e particular fazem os alunos lavar banheiros, pratos e talheres, distribuir merenda e limpar o local onde estudam.

As atividades foram introduzidas em 52 estabelecimentos do ensino fundamental, que reúnem um total de 8 mil dirigentes e professores. As práticas, que entraram em vigor em maio do ano passado, são apontadas como responsáveis pela redução da violência escolar.

Harfouche é autor do método que pune os indisciplinados com tarefas obrigatórias dentro da escola. Ele reconhece que a medida não é simpática, mas afirma que ela tem dado "ótimos resultados". "Crianças não são bandidos, são indisciplinadas."

Segundo Harfouche, entre os principais problemas registrados com crianças e adolescentes de 11 a 14 anos estão desacato e agressão ao professor, ameaças e brigas. E há até casos de tentativa de homicídio. "Eles acabam cometendo uma série de infrações, contrariando o Artigo 129 do Código Penal. Se fossem adultos seriam condenados e presos", diz Harfouche.

Mas, como não são, afirma o promotor, a pena máxima é "ficar com o nome sujo na polícia, impune e passar pelas unidades de internação educacional do governo". "Nas escolas, no lugar de uma ocorrência policial contra o menor, nós damos trabalho."

No ano passado, S.P.G., de 12 anos, foi armado com uma faca caseira, do tipo peixeira, para a escola. "Eu queria matar um colega da minha classe, mas fui denunciado e me levaram para o juizado", conta o garoto. A mãe, A.A.P.G., de 38 anos, confirma a história, acrescentando que o filho "era terrível".

"Em três meses de atividades obrigatórias na escola, ele virou outra coisa - e coisa boa", comemora a mãe. E o garoto completa: "Eu trabalhei direitinho. Paguei muito mico na frente dos meus amigos. Era só gozação", admite.

O promotor da Infância e da Adolescência afirma que S.P.G. não foi o único a deixar a internação do juizado de menores. "Já conseguimos reunir o nome, endereço e todos os dados disponíveis de 178 menores que saíram desses locais no ano passado e estão estudando normalmente, principalmente em escolas da rede pública", conta.

Fonte: Estadão

Achei excelente medida, também acho que a melhor punição é trabalho educativo, pois ensinará a ter valor moral e também cria a ter mais responsabilidades. Que se estenda para o Brasil inteiro.
Paulo
Paulo
Administrador

Masculino Mensagens : 3616
Data de inscrição : 06/04/2009
Idade : 59
Localização : São Paulo

https://visaoemfoco.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Escolas no MS reduzem violência com medida polêmica Empty Re: Escolas no MS reduzem violência com medida polêmica

Mensagem por Alessandro Seg 19 Abr 2010 - 13:18

É capaz que, daqui a pouco, uma dessas ongs interessadíssimas no futuro dessas crianças processem o promotor dizendo que eles está expondo as crianças a deboche, destrato e usufruindo do trabalho infantil na escola.
Concordo como promotor, a maior parte das crianças que extrapolam não são más, o que acontece é que a palavra "limite" não tem o menor significado para elas.
Parabéns a todos os envolvidos na experiência, promotor, diretores, professores e pais de alunos. Que eles não se deixem levar pelos ongueiros politicamente estúpidos que certamente irão aparecer pelo caminho.
Alessandro
Alessandro

Masculino Mensagens : 121
Data de inscrição : 07/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos