Visão em Foco
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Ministério Público acusa TV Globo e Clube dos 13 de prática de cartel Rightc10
Últimos assuntos
» Nossos Filhos nos Acusarão (legendado)
Ministério Público acusa TV Globo e Clube dos 13 de prática de cartel EmptyDom 14 Abr 2013 - 14:16 por jerry

» UMA FAZENDA PARA O FUTURO
Ministério Público acusa TV Globo e Clube dos 13 de prática de cartel EmptyQui 4 Abr 2013 - 20:30 por jerry

» Muito Além do Peso (2012)
Ministério Público acusa TV Globo e Clube dos 13 de prática de cartel EmptySáb 16 Mar 2013 - 22:11 por jerry

» Quem se Importa (2012)
Ministério Público acusa TV Globo e Clube dos 13 de prática de cartel EmptySeg 4 Fev 2013 - 22:52 por jerry

» Luto em Luta (2012)
Ministério Público acusa TV Globo e Clube dos 13 de prática de cartel EmptyTer 22 Jan 2013 - 20:35 por jerry

»  The Suicide Tourist (2007)
Ministério Público acusa TV Globo e Clube dos 13 de prática de cartel EmptyDom 15 Jul 2012 - 23:28 por jerry

» There's no Tomorrow
Ministério Público acusa TV Globo e Clube dos 13 de prática de cartel EmptySáb 5 maio 2012 - 22:47 por jerry

Votação

Para os que possuem TVs pagas: Você já aderiu ao sistema HD?

Ministério Público acusa TV Globo e Clube dos 13 de prática de cartel Vote_lcap27%Ministério Público acusa TV Globo e Clube dos 13 de prática de cartel Vote_rcap 27% [ 128 ]
Ministério Público acusa TV Globo e Clube dos 13 de prática de cartel Vote_lcap23%Ministério Público acusa TV Globo e Clube dos 13 de prática de cartel Vote_rcap 23% [ 107 ]
Ministério Público acusa TV Globo e Clube dos 13 de prática de cartel Vote_lcap14%Ministério Público acusa TV Globo e Clube dos 13 de prática de cartel Vote_rcap 14% [ 64 ]
Ministério Público acusa TV Globo e Clube dos 13 de prática de cartel Vote_lcap25%Ministério Público acusa TV Globo e Clube dos 13 de prática de cartel Vote_rcap 25% [ 116 ]
Ministério Público acusa TV Globo e Clube dos 13 de prática de cartel Vote_lcap12%Ministério Público acusa TV Globo e Clube dos 13 de prática de cartel Vote_rcap 12% [ 57 ]

Total de votos : 472


Ministério Público acusa TV Globo e Clube dos 13 de prática de cartel

2 participantes

Ir para baixo

Ministério Público acusa TV Globo e Clube dos 13 de prática de cartel Empty Ministério Público acusa TV Globo e Clube dos 13 de prática de cartel

Mensagem por Paulo Qua 15 Set 2010 - 18:36

O MPF (Ministério Público Federal) emitiu nesta quarta-feira parecer contra a TV Globo e o Clube dos Treze por prática de cartel. Segundo o órgão, a emissora deve ser condenada por se unir à TV Bandeirantes para cobrir proposta do SBT, além de exercer influência direta sobre o formato de venda dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro.

O Clube dos Treze, por sua vez, é acusado de executar contratos sob regime de exclusividade. Para o MPF, a emissora e a entidade compactuaram na venda da transmissão de partidas com exclusividade. A Globo Comunicações teria atuado de maneira anticompetitiva junto à entidade ao exigir a preferência na hora de renovar os contratos.

O processo tramita no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). De acordo com a nota do MPF, a Globo alega que a preferência é competitivamente neutra, uma vez que não impede o acirramento da concorrência a cada fase de renovação de contrato. Já o Clube dos 13 defende que a exclusividade não implicaria dano à concorrência, apenas uma garantia da transmissão a quem adquiriu o produto.

Em contato com a reportagem do Terra, a Globo afirmou que deve se posicionar sobre o caso nas próximas horas. O Clube dos 13 não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

O atual contrato da TV Globo e da TV Bandeirantes com o Clube dos 13, assinado em 2008, é válido até o final da temporada 2011 do futebol brasileiro. O acordo estabelece direitos de transmissão de TV aberta para as duas emissoras, de TV fechada para o grupo Globosat, entre outros.
O Ministério Público Federal (MPF) emitiu parecer contra a TV Globo e o Clube dos Treze por prática de cartel em processo que tramita no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Para o MPF, a emissora deve ser condenada por se unir à TV Bandeirantes para cobrir proposta do SBT, além de exercer influência direta sobre o formato de venda dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Já o Clube dos Treze é acusado de executar contratos sob regime de exclusividade.

Em defesa a emissora alega que a preferência é competitivamente neutra, uma vez que não impede o acirramento da concorrência a cada fase de renovação de contrato. Já o Clube defende que a exclusividade não implicaria dano à concorrência, mas apenas uma garantia da transmissão a quem adquiriu o produto.

Segundo a Secretaria de Direito Econômico (SDE), responsável pela investigação de práticas anticoncorrenciais, os direitos de transmissão devem ser vendidos em três pacotes separados, evitando a venda conjunta. Além disso, a SDE sugere que seja proibida a cláusula de direito de preferência na renovação em todos os contratos.

Para o MPF, a emissora e o clube de futebol compactuaram na venda da transmissão de partidas com exclusividade. A Globo Comunicações teria atuado de maneira anticompetitiva junto ao Clube ao exigir a preferência na hora de renovar os contratos. "A prática teve efeitos anticompetitivos. O Clube dos Treze e a Globo limitaram e prejudicaram a livre concorrência ao usar a cláusula de preferência", explicou procurador regional da República e representante substituto do MPF junto ao Cade, Marcus da Penha Souza Lima.

A TV Globo ainda teria desrespeitado a Constituição Federal, que determina que "os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio". A emissora e os clubes são acusados de impedir o acesso de novas empresas no mercado e criar dificuldades ao desenvolvimento de concorrentes.

O MPF pede que seja instaurado novo processo administrativo para investigar e avaliar melhor as condutas de venda de transmissão e os possíveis efeitos anticompetitivos.

Fonte: Terra

Apesar de reconhecer que a transmissão da Globo é melhor do que os demais concorrentes, isso pelo menos na minha TV, mas acho os direitos de transmissão não deveriam ser exclusivos à Globo. O que irrita é esse horário de jogo que sempre começa ás 22 horas de quarta-feira, horário muito igrato e insano. Sei que é por causa de novelas, por isso mesmo que passem os direitos de transmissão para as demais concorrentes.
Paulo
Paulo
Administrador

Masculino Mensagens : 3616
Data de inscrição : 06/04/2009
Idade : 59
Localização : São Paulo

https://visaoemfoco.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ministério Público acusa TV Globo e Clube dos 13 de prática de cartel Empty Re: Ministério Público acusa TV Globo e Clube dos 13 de prática de cartel

Mensagem por Zeus Sex 17 Set 2010 - 13:07

Paulo escreveu:Apesar de reconhecer que a transmissão da Globo é melhor do que os demais concorrentes, isso pelo menos na minha TV, mas acho os direitos de transmissão não deveriam ser exclusivos à Globo. O que irrita é esse horário de jogo que sempre começa ás 22 horas de quarta-feira, horário muito igrato e insano. Sei que é por causa de novelas, por isso mesmo que passem os direitos de transmissão para as demais concorrentes.

Há décadas a globo está no comando da mídia brasileira, ela sem vergonha alguma tenta incessantemente monopolizar tudo. No futebol ela está por trás das maiores maracutaias e junto com políticos que tem no bolso manda prender e manda soltar.
Não podemos aceitar que a imprensa não tenha liberdade para se expressar só que menos ainda que a imprensa controle nossa opinião nossos gostos e vontades.

No futebol a Globo é culpada por quase tudo o que acontece de ruim, é inadmissível que um canal de TV tenha direitos exclusivos sobre o maior esporte do país, os horários dos jogos é um tapa na cara e um que se dane para todos. Agora por causa da política jogos começam 22:00 Hrs e o impressionante é que praticamente 100% das pessoas inclusive jogadores e secretariados de clubes concordam que os jogos deveriam ser mais cedo, só que no Brasil mais uma vez não se faz o que é certo e sim o que é certo para tal empresa lucrar mais, impressionante como somos escravos das vontades mesquinhas de meia dúzia de pessoas interesseiras...
Zeus
Zeus

Status : Sr.
Masculino Mensagens : 88
Data de inscrição : 28/07/2010
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos