Visão em Foco
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
A inveja que originou a arte da Capela Sistina Rightc10
Últimos assuntos
» Nossos Filhos nos Acusarão (legendado)
A inveja que originou a arte da Capela Sistina EmptyDom 14 Abr 2013 - 14:16 por jerry

» UMA FAZENDA PARA O FUTURO
A inveja que originou a arte da Capela Sistina EmptyQui 4 Abr 2013 - 20:30 por jerry

» Muito Além do Peso (2012)
A inveja que originou a arte da Capela Sistina EmptySáb 16 Mar 2013 - 22:11 por jerry

» Quem se Importa (2012)
A inveja que originou a arte da Capela Sistina EmptySeg 4 Fev 2013 - 22:52 por jerry

» Luto em Luta (2012)
A inveja que originou a arte da Capela Sistina EmptyTer 22 Jan 2013 - 20:35 por jerry

»  The Suicide Tourist (2007)
A inveja que originou a arte da Capela Sistina EmptyDom 15 Jul 2012 - 23:28 por jerry

» There's no Tomorrow
A inveja que originou a arte da Capela Sistina EmptySáb 5 maio 2012 - 22:47 por jerry

Votação

Para os que possuem TVs pagas: Você já aderiu ao sistema HD?

A inveja que originou a arte da Capela Sistina Vote_lcap27%A inveja que originou a arte da Capela Sistina Vote_rcap 27% [ 128 ]
A inveja que originou a arte da Capela Sistina Vote_lcap23%A inveja que originou a arte da Capela Sistina Vote_rcap 23% [ 107 ]
A inveja que originou a arte da Capela Sistina Vote_lcap14%A inveja que originou a arte da Capela Sistina Vote_rcap 14% [ 64 ]
A inveja que originou a arte da Capela Sistina Vote_lcap25%A inveja que originou a arte da Capela Sistina Vote_rcap 25% [ 116 ]
A inveja que originou a arte da Capela Sistina Vote_lcap12%A inveja que originou a arte da Capela Sistina Vote_rcap 12% [ 57 ]

Total de votos : 472


A inveja que originou a arte da Capela Sistina

Ir para baixo

A inveja que originou a arte da Capela Sistina Empty A inveja que originou a arte da Capela Sistina

Mensagem por Paulo Seg 22 Fev 2010 - 8:36

No início do século XVI um jovem escultor e arquiteto chamado Michelangelo, cujo nome começava a ser conhecido de todos, já era tão invejado a ponto de que vários de seus amigos começavam a vê-lo com o mesmo grau de rancor e admiração.


Razão pela qual, certamente com a intenção de destruir sua carreira, Rafael e o famoso arquiteto Donato Bramante, que deu vida, entre outras grandes obras, à Capela Sistina, convenceram o Papa Julio II para que contratasse Michelangelo com a monumental obra de decorar e pintar o interior da capela.
A inveja que originou a arte da Capela Sistina Capela11
Michelangelo, que era originalmente um escultor e não se considerava um grande pintor, se opôs veementemente a princípio. Mas pressionado ante a figura do Papa, terminou aceitando. A intenção de Rafael e Bramante era clara, aborrecer o jovem artista com uma épica obra de tamanha dimensão que Michelangelo terminaria se dando por vencido e assim mancharia seu nome.
Mas o esperado pelos rivais não ocorreu, e o famoso escultor, agora em seu papel de pintor, empregou quatro anos de sua vida criando uma das obras artísticas mais belas e reconhecidas da história, todo um tesouro cultural. Tanta era sua dedicação que inclusive chegou a pôr em risco sua própria saúde, já que ele pintou o teto da capela com tanta tenacidade que chegou a ter problemas nas costas por causa da incômoda posição que requeria a tarefa. Razão pela qual, depois de sofrer fortes e insuportáveis dores, criou um sistema de andaimes que permitiam ficar deitado e pintar ao mesmo tempo, já que ficava a poucos centímetros do teto.
height="400">
Como bom perfeccionista que era não permitiu que ninguém observasse sua obra antes de finalizá-la, a não ser o Papa que regularmente ia chateá-lo com seus conselhos sobe aspectos da obra. Mas esta chateação não foi nada se comparada com o ódio e o rancor causado a Michelangelo ao se inteirar que Bramante, utilizando seu conhecimento da estrutura, e depois de pedir permissão ao Papa em pessoa, ingressou Rafael na capela. Rafael, depois de estudar detidamente os afrescos, ficou tão assombrado e maravilhado que, ao voltar à obra na qual estava trabalhando, a famosa Escola de Atenas na Stanza della Segnatura, fez um tributo a Michelangelo incluindo-o como peça central na obra. Na imagem abaixo podemos ver a obra em questão. Michelangelo é o homem sentado que sustenta a cabeça com a mão esquerda enquanto toma notas.
Ainda hoje em dia os estudiosos de arte discutem se a partir daquela visita, ademais, Rafael não teria tomado emprestado aspectos e a pose de Isaías de Michelangelo para sua própria versão de Isaías na igreja de São Agostinho. Ninguém saberá.

Fonte: Mdig

Texto interessante, mas as obras são mais interessantes ainda, belíssimas
Paulo
Paulo
Administrador

Masculino Mensagens : 3616
Data de inscrição : 06/04/2009
Idade : 60
Localização : São Paulo

https://visaoemfoco.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos