Visão em Foco
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Como era a sua escola ? Rightc10
Últimos assuntos
» Nossos Filhos nos Acusarão (legendado)
Como era a sua escola ? EmptyDom 14 Abr 2013 - 14:16 por jerry

» UMA FAZENDA PARA O FUTURO
Como era a sua escola ? EmptyQui 4 Abr 2013 - 20:30 por jerry

» Muito Além do Peso (2012)
Como era a sua escola ? EmptySáb 16 Mar 2013 - 22:11 por jerry

» Quem se Importa (2012)
Como era a sua escola ? EmptySeg 4 Fev 2013 - 22:52 por jerry

» Luto em Luta (2012)
Como era a sua escola ? EmptyTer 22 Jan 2013 - 20:35 por jerry

»  The Suicide Tourist (2007)
Como era a sua escola ? EmptyDom 15 Jul 2012 - 23:28 por jerry

» There's no Tomorrow
Como era a sua escola ? EmptySáb 5 maio 2012 - 22:47 por jerry

Votação

Para os que possuem TVs pagas: Você já aderiu ao sistema HD?

Como era a sua escola ? Vote_lcap27%Como era a sua escola ? Vote_rcap 27% [ 128 ]
Como era a sua escola ? Vote_lcap23%Como era a sua escola ? Vote_rcap 23% [ 107 ]
Como era a sua escola ? Vote_lcap14%Como era a sua escola ? Vote_rcap 14% [ 64 ]
Como era a sua escola ? Vote_lcap25%Como era a sua escola ? Vote_rcap 25% [ 116 ]
Como era a sua escola ? Vote_lcap12%Como era a sua escola ? Vote_rcap 12% [ 57 ]

Total de votos : 472


Como era a sua escola ?

4 participantes

Ir para baixo

Como era a sua escola ? Empty Como era a escola na sua época?

Mensagem por Paulo Qua 27 maio 2009 - 11:27

Sabemos que atualmente a qualidade de ensino é muito precária, vou enumerar aqui como era o ensino na minha época:

1 - Usávamos uniformes, se não tiver com uma única peça não podia entrar;
2 - Antes de entrar na sala , em formação de exército cantávamos Hino Nacional ( todo santo dia!! aff), com a diretora à frente;
3 - A maioria das professoras era de meia-idade, bem severas, que davam até medo;
4 - Aula de Educação Física era de fato de educação física, meia hora teórica e prática só no final das aulas;
5 - Inspetor que pegava no nosso pé o tempo inteiro, lembro até o nome dele, o sr.Antõnio, sujeito implacável, rs
6 -Salas especiais para pessoas com deficiência auditiva;
7 - Tinha dentista, pois é, arranquei o meu primeiro dente lá, aff, lembro da cena até hoje;
8 - No intervalo eram servidas sopas deliciosas, fazia-se fila, eu ia duas vezes, hehe.
9 - Provas orais eram aplicadas todos os dias.
9 - Festas juninas eram muito mais divertidas.
10 - As meninas eram chatas, hehehe.
11 - Se alguém falava palavrão ia pra sala da diretora e era descontado na folha de comportamento.
12 - As cadernetas escolares eram carimbadas todo dia pelo inspetor e mesmo assim a professora fazia chamada oral.


Essa escola era PÚBLICA ESTADUAL .

Bons tempos aqueles....
Paulo
Paulo
Administrador

Masculino Mensagens : 3616
Data de inscrição : 06/04/2009
Idade : 59
Localização : São Paulo

https://visaoemfoco.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como era a sua escola ? Empty Re: Como era a sua escola ?

Mensagem por Vânia Qua 27 maio 2009 - 12:33

Paulo escreveu:Sabemos que atualmente a qualidade de ensino é muito precária, vou enumerar aqui como era o ensino na minha época:

1 - Usávamos uniformes, se não tiver com uma única peça não podia entrar;
2 - Antes de entrar na sala , em formação de exército cantávamos Hino Nacional ( todo santo dia!! aff), com a diretora à frente;
3 - A maioria das professoras era de meia-idade, bem severas, que davam até medo;
4 - Aula de Educação Física era de fato de educação física, meia hora teórica e prática só no final das aulas;
5 - Inspetor que pegava no nosso pé o tempo inteiro, lembro até o nome dele, o sr.Antõnio, sujeito implacável, rs
6 -Salas especiais para pessoas com deficiência auditiva;
7 - Tinha dentista, pois é, arranquei o meu primeiro dente lá, aff, lembro da cena até hoje;
8 - No intervalo eram servidas sopas deliciosas, fazia-se fila, eu ia duas vezes, hehe.
9 - Provas orais eram aplicadas todos os dias.
9 - Festas juninas eram muito mais divertidas.
10 - As meninas eram chatas, hehehe.
11 - Se alguém falava palavrão ia pra sala da diretora e era descontado na folha de comportamento.
12 - As cadernetas escolares eram carimbadas todo dia pelo inspetor e mesmo assim a professora fazia chamada oral.


Essa escola era PÚBLICA ESTADUAL .

Bons tempos aqueles....

:lol!: Era isso mesmo...e sem contar que líamos 1 livro por bimestre, para fazer prova depois. Li vários livros do Machado de Assis, entre outros. Muito bommm!!!
eba
Vânia
Vânia
Administradora

Feminino Mensagens : 4027
Data de inscrição : 07/04/2009
Idade : 59
Localização : São Paulo

http://visaoemfoco.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como era a sua escola ? Empty Re: Como era a sua escola ?

Mensagem por Roberto Qua 27 maio 2009 - 14:01

Eram outros tempos, mas o ensino e as condições de ensino eram melhores.

Existiam cólegios mais conceituados e outros não tanto, e os novos colégios também.

O ingresso ao ginasial (hoje da 5ª à 8ª séries) era feito através de exame de admissão (uma especie de vestibular), e naqueles colégios mais conceituados era concorrido. Os alunos que não passassem nesse exame tinham, que procurar outros colégios que dispusessem de vagas não preenchidas.

No colégio onde estudei, no meu período de aula, das 16:00 as 19:30, tinha só homen. No período imediatamente anterior, era só mulher. Noturno e matutino eram mistos. Quatro turmas por dia. Tínhamos aulas aos sábados também.

Nós tínhamos salas especiais para ciências (química), artes, música ( é isso mesmo, música, a gente aprendia solfejo e todos o hinos). As outras matérias eram em classes normais.

A média para se passar de ano, era 7 (sete). Caso não alcançasse a média nos quatro bimestres, tínhamos os exames finais. E, como última chance, tínhamos a 2ª época , para no máximo 2 matérias (mais, já estaria reprovado, e reprovava mesmo!).

Os professores eram mais preparados. Mas os alunos tinham respeito pelo professor, e essa educação vinha de casa.
Roberto
Roberto

Masculino Mensagens : 77
Data de inscrição : 24/04/2009
Idade : 67
Localização : Campinas/São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como era a sua escola ? Empty Re: Como era a sua escola ?

Mensagem por Vânia Qua 27 maio 2009 - 15:20

Roberto escreveu:
música ( é isso mesmo, música, a gente aprendia solfejo e todos o hinos).


musical
Vânia
Vânia
Administradora

Feminino Mensagens : 4027
Data de inscrição : 07/04/2009
Idade : 59
Localização : São Paulo

http://visaoemfoco.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como era a sua escola ? Empty Re: Como era a sua escola ?

Mensagem por Paulo Qua 27 maio 2009 - 21:11

Roberto escreveu:Eram outros tempos, mas o ensino e as condições de ensino eram melhores.

Sim, eram outros tempos, mas penso que o ensino deveria evoluir e não regredir. Isso se deve à "boa vontade" do governo.
Paulo
Paulo
Administrador

Masculino Mensagens : 3616
Data de inscrição : 06/04/2009
Idade : 59
Localização : São Paulo

https://visaoemfoco.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como era a sua escola ? Empty Re: Como era a sua escola ?

Mensagem por Lili Qui 28 maio 2009 - 12:36

Adorei esse tópico, Paulinho! Que saudades desses tempos!

yeah

Da 1º série (não fiz jardim de infância) até a 7º série, estudei em escola pública. Da 7º a 8º e na 1º série do 2º grau, estudei em colégio de freiras (particular). E o restante do 2º grau terminei numa escola técnica (particular). Peguei muitas das coisas que vocês descreveram e mais algumas:

1) No primário, só existiam duas matérias: linguagem (português) e matemática. E era uma única professora (que nessa época chamávamos carinhosamente de tia) quem ministrava as matérias e permanecia por todo o ano letivo com a turma.

2) As férias escolares eram duas vezes ao ano e num período bem maior do que atualmente. No meio do ano (Julho), e no final do ano para quem passava direto (Dezembro, Janeiro, Fevereiro). As aulas recomeçavam na 1º semana do mês de Março.

3) Nas aulas de português tínhamos que fazer uma redação uma vez por semana. Às vezes o tema era livre e em outras pré-determinado pela professora. E na volta às aulas, sempre havia aquela com o tema: Como foram as suas férias? Na minha turma era praxe de quem fizesse a melhor redação, ganhar da professora um decalque com flores ou bichinhos. Adivinhem quem foi que fez uma coleção enorme dos tais decalques? Eu, pois desde criança já gostava de ler e escrever. Português era a minha matéria preferida, sempre tirei as maiores notas.

4) De tempos em tempos, a professora organizava passeios programados com a turma, em que os pais tinham que assinar na caderneta autorizando previamente a ida dos filhos. Neste dia, a aula normal era substituida por visitas a museus, monumentos históricos, etc.

5) Na minha escola a merenda não era sopa, e sim macarrão com salsicha. Eu nunca comi, pois sempre fui uma criança chata para comer fora de casa. Levava o lanche que a minha mãe preparava (sanduiche com suco ou chocolate) e que era colocado naquelas lancheirinhas de plástico quadradas, com garrafinha e alças.

6) Ficávamos ansiosos para a chegada das festas juninas para vestir os trajes típicos e dançar a quadrilha. Ensaiávamos no intervalo do recreio para não fazer feio no dia da festa. As músicas eram típicas de festas juninas. E não esse horror de hoje em dia, em que se toca música funk em festa junina.
gaah

7) Na época do Ginásio e do 2º grau, fazíamos trabalhos de pesquisas em grupo, onde cada um tinha uma tarefa específica. O prazo para entrega geralmente variava de dez a quinze dias. Eram trabalhos bastante elaborados, com vários cartazes e uma pasta com páginas e páginas datilografadas nas antigas máquinas de escrever ou escritas de próprio punho. Numa época em que não existia Internet, precisávamos correr atrás de material nas bibliotecas (da escola e públicas) ou diretamente nos locais que estavam relacionados ao tema da pesquisa.Também era permitido tirar informações de enciclopédias, livros e jornais. De posse de todas as informações necessárias era montado o trabalho, que não podia ser copiado integralmente os textos das fontes, senão perdia-se pontos. Éramos obrigados a ler, interpretar e a escrever os nossos próprios textos. No dia da entrega era feita a exposição do trabalho na frente da tuma e do (a) professor (a), com cada integrante do grupo descrevendo uma parte (essa etapa também valia pontos para o trabalho). Era a pior parte para mim, pois sempre fui tímida e quase congelava quando tinha que ficar na frente e com todo mundo me encarando.

freeze


E tem muitas outras coisas mais, bem diferentes do que acontece atualmente. O ensino de antigamente era de um nível bem melhor, com os professores mais preparados e os alunos mais interessados.

É lamentável que tudo isso mudou! E para pior!

droga
Lili
Lili
Administradora

Feminino Mensagens : 4874
Data de inscrição : 08/04/2009
Idade : 62
Localização : Rio de Janeiro

http://visaoemfoco.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como era a sua escola ? Empty Re: Como era a sua escola ?

Mensagem por Paulo Qui 28 maio 2009 - 20:26

Lili, como pode ver, nossas épocas eram muito boas mesmo sob regime de ditatura militar, a gente podia brincar sem medo, e hoje, infelizmente não tem isso...

7) Na época do Ginásio e do 2º grau, fazíamos trabalhos de pesquisas em grupo, onde cada um tinha uma tarefa específica. O prazo para entrega geralmente variava de dez a quinze dias. Eram trabalhos bastante elaborados, com vários cartazes e uma pasta com páginas e páginas datilografadas nas antigas máquinas de escrever ou escritas de próprio punho.

Isso eu também fazia, era muito bom, não tinha que apelar como é hoje, o uso de CRTL+C e CRTL+V. Só tinha que usar a criatividade.
Paulo
Paulo
Administrador

Masculino Mensagens : 3616
Data de inscrição : 06/04/2009
Idade : 59
Localização : São Paulo

https://visaoemfoco.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como era a sua escola ? Empty Re: Como era a sua escola ?

Mensagem por Lili Sáb 30 maio 2009 - 18:57

Paulinho, éramos felizes naqueles tempos! Mas só hoje em dia nos damos conta disso cosncientemente...

ale
Lili
Lili
Administradora

Feminino Mensagens : 4874
Data de inscrição : 08/04/2009
Idade : 62
Localização : Rio de Janeiro

http://visaoemfoco.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como era a sua escola ? Empty Re: Como era a sua escola ?

Mensagem por Vânia Dom 31 maio 2009 - 8:23

Para fazer trabalhos escolares nós usávamos aqueles decalques que saíam na água, lembram? Tinha também aquelas purpurinas e gliters que jogávamos em cima da cola...hahaha
Vânia
Vânia
Administradora

Feminino Mensagens : 4027
Data de inscrição : 07/04/2009
Idade : 59
Localização : São Paulo

http://visaoemfoco.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como era a sua escola ? Empty Re: Como era a sua escola ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos