Visão em Foco
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Humor que não ousa não presta por BÁRBARA GANCIA Rightc10
Últimos assuntos
» Nossos Filhos nos Acusarão (legendado)
Humor que não ousa não presta por BÁRBARA GANCIA EmptyDom 14 Abr 2013 - 14:16 por jerry

» UMA FAZENDA PARA O FUTURO
Humor que não ousa não presta por BÁRBARA GANCIA EmptyQui 4 Abr 2013 - 20:30 por jerry

» Muito Além do Peso (2012)
Humor que não ousa não presta por BÁRBARA GANCIA EmptySáb 16 Mar 2013 - 22:11 por jerry

» Quem se Importa (2012)
Humor que não ousa não presta por BÁRBARA GANCIA EmptySeg 4 Fev 2013 - 22:52 por jerry

» Luto em Luta (2012)
Humor que não ousa não presta por BÁRBARA GANCIA EmptyTer 22 Jan 2013 - 20:35 por jerry

»  The Suicide Tourist (2007)
Humor que não ousa não presta por BÁRBARA GANCIA EmptyDom 15 Jul 2012 - 23:28 por jerry

» There's no Tomorrow
Humor que não ousa não presta por BÁRBARA GANCIA EmptySáb 5 maio 2012 - 22:47 por jerry

Votação

Para os que possuem TVs pagas: Você já aderiu ao sistema HD?

Humor que não ousa não presta por BÁRBARA GANCIA Vote_lcap27%Humor que não ousa não presta por BÁRBARA GANCIA Vote_rcap 27% [ 128 ]
Humor que não ousa não presta por BÁRBARA GANCIA Vote_lcap23%Humor que não ousa não presta por BÁRBARA GANCIA Vote_rcap 23% [ 107 ]
Humor que não ousa não presta por BÁRBARA GANCIA Vote_lcap14%Humor que não ousa não presta por BÁRBARA GANCIA Vote_rcap 14% [ 64 ]
Humor que não ousa não presta por BÁRBARA GANCIA Vote_lcap25%Humor que não ousa não presta por BÁRBARA GANCIA Vote_rcap 25% [ 116 ]
Humor que não ousa não presta por BÁRBARA GANCIA Vote_lcap12%Humor que não ousa não presta por BÁRBARA GANCIA Vote_rcap 12% [ 57 ]

Total de votos : 472


Humor que não ousa não presta por BÁRBARA GANCIA

Ir para baixo

Humor que não ousa não presta por BÁRBARA GANCIA Empty Humor que não ousa não presta por BÁRBARA GANCIA

Mensagem por Vânia Sáb 1 Ago 2009 - 20:31

31 de Julho de 2009

Humor que não ousa não presta

Retomo um pouco a conversa da semana passada sobre o Twitter para falar sobre o assunto do momento, o suposto ato de racismo cometido pelo comediante Danilo Gentili.

Na madrugada do último sábado, o integrante do “CQC” usou os 140 caracteres do Twitter para enviar a seguinte mensagem: “Agora no TeleCine King Kong, um macaco q depois q vai p/cidade e fica famoso pega 1 loira. Quem ele acha q é? Jogador de futebol?”.

Se o susto o fez cuspir o suco de laranja ou engasgar com a torrada do café da manhã, meu nobre leitor, melhor poupá-lo de maiores dissabores chamando atenção para o fato de que a associação entre o jogador de futebol negro e o macaco é sua.



O que Danilo ofereceu foi uma comparação entre um gorila famoso e uma estrela do esporte. Vai dizer que o King Kong não ficou famoso e se apaixonou por uma loira? Vai negar que jogador é conhecido e gosta de mulher que tinge o cabelo?

A resposta à provocação de Danilo foi imediata. Seu Twitter foi inundado por protestos e, acuado, o comediante achou melhor se explicar postando uma segunda mensagem: “Alguém pode me dar 1 explicação razoável pq posso chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa mas nunca negro de macaco?”. O argumento não fez a turma do politicamente correto arrefecer.

E a ela juntou-se o Ministério Público Federal, que veio a público para informar que a piada será alvo de uma análise. Isso, em si, já deveria fornecer material para vários shows de stand-up comedy: como pode a provocação infantilóide de um comediante virar alvo de uma investigação oficial? O que é isso, a Stasi? Stálin deve estar aplaudindo do além-túmulo.

Ao longo da semana, dois colunistas da Folha, Contardo Calligaris e João Pereira Coutinho, condenaram a cruzada moralista contra o premiê italiano Silvio Berlusconi. Não creio que exista no mundo uma descendente de italianos que tenha mais vergonha de Berlusconi do que eu. Mas o joguinho que o “L’Espresso” e o “La Repubblica” fazem contra o premiê é intolerável.

Se é para execrar Berlusconi, que ele seja condenado por usar a máquina governamental para favorecer seus negócios, não por dormir com esta ou aquela. Como diz o Contardo: “E eu com isso?”. O mesmo se aplica a Danilo ou a qualquer outro humorista da face da Terra. Quem não gostar da piada, que não dê risada, que seja indiferente, que vá comprar uma água de coco na praia e não se fala mais nisso. Agora, chamar a polícia?

Na segunda-feira, com a polêmica já instalada, em entrevista a Mauricio Stycer, do iG, Gentili afirmou: “O politicamente correto está deixando as pessoas idiotas”. O argumento não serviu para sensibilizar os ofendidos. A ONG Afrobras manifestou-se dizendo que cogita processar Gentili.

E, no seu blog, o comediante negro Hélio de la Peña aliviou, pero no mucho: “Não tenho problemas com piadas, desde que engraçadas. Não foi o caso. Associar o homem preto a macacos causa desconforto ao homem preto”.

O quê? Até o Hélio de la Peña, um dos meus ídolos? Que peña! Sinceramente, acho que é o caso de o pessoal dar uma arejada, ir ver o que está sendo feito em matéria de humor em outros lugares, assistir a “Brüno” de castigo umas 12 vezes, rever e reler Lenny Bruce, renovar um pouco o repertório e deixar de ser tão careta.

Bárbara Gancia
Vânia
Vânia
Administradora

Feminino Mensagens : 4027
Data de inscrição : 07/04/2009
Idade : 59
Localização : São Paulo

http://visaoemfoco.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos