Visão em Foco
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entenda como funciona o Senado e para que serve um senador Rightc10
Últimos assuntos
» Nossos Filhos nos Acusarão (legendado)
Entenda como funciona o Senado e para que serve um senador EmptyDom 14 Abr 2013 - 14:16 por jerry

» UMA FAZENDA PARA O FUTURO
Entenda como funciona o Senado e para que serve um senador EmptyQui 4 Abr 2013 - 20:30 por jerry

» Muito Além do Peso (2012)
Entenda como funciona o Senado e para que serve um senador EmptySáb 16 Mar 2013 - 22:11 por jerry

» Quem se Importa (2012)
Entenda como funciona o Senado e para que serve um senador EmptySeg 4 Fev 2013 - 22:52 por jerry

» Luto em Luta (2012)
Entenda como funciona o Senado e para que serve um senador EmptyTer 22 Jan 2013 - 20:35 por jerry

»  The Suicide Tourist (2007)
Entenda como funciona o Senado e para que serve um senador EmptyDom 15 Jul 2012 - 23:28 por jerry

» There's no Tomorrow
Entenda como funciona o Senado e para que serve um senador EmptySáb 5 maio 2012 - 22:47 por jerry

Votação

Para os que possuem TVs pagas: Você já aderiu ao sistema HD?

Entenda como funciona o Senado e para que serve um senador Vote_lcap27%Entenda como funciona o Senado e para que serve um senador Vote_rcap 27% [ 128 ]
Entenda como funciona o Senado e para que serve um senador Vote_lcap23%Entenda como funciona o Senado e para que serve um senador Vote_rcap 23% [ 107 ]
Entenda como funciona o Senado e para que serve um senador Vote_lcap14%Entenda como funciona o Senado e para que serve um senador Vote_rcap 14% [ 64 ]
Entenda como funciona o Senado e para que serve um senador Vote_lcap25%Entenda como funciona o Senado e para que serve um senador Vote_rcap 25% [ 116 ]
Entenda como funciona o Senado e para que serve um senador Vote_lcap12%Entenda como funciona o Senado e para que serve um senador Vote_rcap 12% [ 57 ]

Total de votos : 472


Entenda como funciona o Senado e para que serve um senador

2 participantes

Ir para baixo

Entenda como funciona o Senado e para que serve um senador Empty Entenda como funciona o Senado e para que serve um senador

Mensagem por Paulo Sex 2 Out 2009 - 21:47

Cada Estado tem direito a três senadores que garantem o equilíbrio nas decisões


Inspirado na Câmara dos Lordes inglesa, o Senado Federal brasileiro foi criado ainda durante o Império. A proclamação da República, no entanto, mudou suas atividades, que ficou parecida com a norte-americana. Ao lado da Câmara dos Deputados, o Senado compõe o Congresso Nacional, formando o Poder Legislativo. Enquanto os 81 senadores legislam em nome dos 26 Estados e do Distrito Federal, a Câmara - que conta com 513 parlamentares - tem como função representar o povo. Por essa razão, cada unidade federativa tem direito a eleger três senadores a fim de garantir o equilíbrio nas decisões.

Ao ser eleito senador, o candidato ganha um mandato de oito anos. As eleições para o cargo, no entanto, acontecem a cada quatro. Por essa razão, a Casa se renova em um terço em uma eleição e em dois terços no pleito seguinte. Eles são escolhidos junto com o presidente da República, governador e deputados federais e estaduais.

Como o Poder Legislativo brasileiro é bicameral (Senado e Câmara), uma lei só entra em vigor depois que ela é aprovada pelas duas Casas e assinada pelo presidente da República. A maioria das proposições encaminhada pela Presidência, como medidas provisórias e projetos, é votada primeiro na Câmara para só então ser analisada pelo Senado.

O Senado só avalia primeiro quando o projeto parte de seus parlamentares. As propostas ligadas a leis orçamentarias tramitam ao mesmo tempo nos dois parlamentos, enquanto os vetos presidenciais a projetos de lei precisam ser avaliados pelo Senado e pela Câmara em sessões conjuntas.

O Senado também dispõe de algumas funções exclusivas. Cabe a ele processar e julgar o presidente da República, o procurador-geral da República, além de ministros de Estado e do Supremo Tribunal Federal. Também cabe aos senadores aprovar a escolha dos ocupantes de cargos-chave da administração, como o do procurador-geral da República e do presidente e diretores do Banco Central, por exemplo.

As atividades do Senado são comandados pela Mesa Diretora. Formada por sete parlamentares e quatro suplentes, ela dirige as votações e os serviços administrativos da Casa. Quem preside a Mesa é o próprio presidente do Senado. É ele quem se pronuncia e define os assuntos que serão levados ao Plenário.

Antes que esses projetos sejam votados, no entanto, eles passam por Comissões, que podem ser permanentes, temporárias, especiais ou de inquérito. A intenção é que a discussão sobre o tema gere uma avaliação técnica que aprova ou rejeita o projeto, eliminando - neste caso - a necessidade de votação em Plenário. Algumas Comissões também fiscalizam os programas e projetos executados ou em execução pelo Poder Executivo (Presidência).

Dessas Comissões parlamentares, as mais conhecidas são as de inquérito, as famosas CPIs. Sua principal utilidade é investigar denúncias ouvindo depoimentos e colhendo informações. Para a abertura de uma CPI é necessária a adesão de 27 senadores, ou um terço dos parlamentares.

Cada partido ou bloco de partidos coligados tem um representante no Senado, que é o líder de bancada. Compete a ele encaminhar as votações nas comissões da Casa e no Plenário, onde podem pedir a palavra em qualquer momento da sessão. São também os líderes das bancadas quem indicam os senadores para compor as comissões técnicas.

Também há no Senado a figura do líder do Governo, exercido por um dos parlamentares da Casa escolhido pelo presidente da República. O líder do governo, os líderes das bancadas, o líder da maioria e o líder da minoria formam o Colégio de Líderes, um órgão em que a política na Casa é negociada. São eles que trabalham a conciliação entre os diferentes interesses representados no Senado em casos de impasse.

Além de presidente do Senado e da Mesa-Diretora, o parlamentar que ocupa esse posto acumula a presidência do Congresso. Ele também é o terceiro na linha de sucessão presidencial. O cargo só fica com ele se o vice-presidente da República e o presidente da Câmara não puderem assumir a função deixada vaga pelo presidente da República.


Fonte: R7

Entendi que não serve pra ajudar o Brasil em nada...81 senadores é muita coisa, pode muito bem ser substituidos por deputados, mas nunca diminuem politicos, ao contrário, só aumentam, e cito um exemplo, quando dividiram o estado de Goiás para a criação de novo estado, o Tocantins, o certo era dividir os politicos para cada estado, mas não fizeram isso, simplesmente DOBRARAM! Alguém explica isso?
Paulo
Paulo
Administrador

Masculino Mensagens : 3616
Data de inscrição : 06/04/2009
Idade : 59
Localização : São Paulo

https://visaoemfoco.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Entenda como funciona o Senado e para que serve um senador Empty Re: Entenda como funciona o Senado e para que serve um senador

Mensagem por Lili Dom 4 Out 2009 - 20:20

Tem certeza que vocês querem mesmo saber a minha opinião, sobre para que servem o Senado e os senadores? Entenda como funciona o Senado e para que serve um senador 141

É melhor não... Como diz a Luciana Gimenez;

Abafa o caso! Entenda como funciona o Senado e para que serve um senador 170
Lili
Lili
Administradora

Feminino Mensagens : 4874
Data de inscrição : 08/04/2009
Idade : 62
Localização : Rio de Janeiro

http://visaoemfoco.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos