Visão em Foco
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fragrância de Stella McCartney não deveria ser usada nem em xampus de drogarias Rightc10
Últimos assuntos
» Nossos Filhos nos Acusarão (legendado)
Fragrância de Stella McCartney não deveria ser usada nem em xampus de drogarias EmptyDom 14 Abr 2013 - 14:16 por jerry

» UMA FAZENDA PARA O FUTURO
Fragrância de Stella McCartney não deveria ser usada nem em xampus de drogarias EmptyQui 4 Abr 2013 - 20:30 por jerry

» Muito Além do Peso (2012)
Fragrância de Stella McCartney não deveria ser usada nem em xampus de drogarias EmptySáb 16 Mar 2013 - 22:11 por jerry

» Quem se Importa (2012)
Fragrância de Stella McCartney não deveria ser usada nem em xampus de drogarias EmptySeg 4 Fev 2013 - 22:52 por jerry

» Luto em Luta (2012)
Fragrância de Stella McCartney não deveria ser usada nem em xampus de drogarias EmptyTer 22 Jan 2013 - 20:35 por jerry

»  The Suicide Tourist (2007)
Fragrância de Stella McCartney não deveria ser usada nem em xampus de drogarias EmptyDom 15 Jul 2012 - 23:28 por jerry

» There's no Tomorrow
Fragrância de Stella McCartney não deveria ser usada nem em xampus de drogarias EmptySáb 5 maio 2012 - 22:47 por jerry

Votação

Para os que possuem TVs pagas: Você já aderiu ao sistema HD?

Fragrância de Stella McCartney não deveria ser usada nem em xampus de drogarias Vote_lcap27%Fragrância de Stella McCartney não deveria ser usada nem em xampus de drogarias Vote_rcap 27% [ 128 ]
Fragrância de Stella McCartney não deveria ser usada nem em xampus de drogarias Vote_lcap23%Fragrância de Stella McCartney não deveria ser usada nem em xampus de drogarias Vote_rcap 23% [ 107 ]
Fragrância de Stella McCartney não deveria ser usada nem em xampus de drogarias Vote_lcap14%Fragrância de Stella McCartney não deveria ser usada nem em xampus de drogarias Vote_rcap 14% [ 64 ]
Fragrância de Stella McCartney não deveria ser usada nem em xampus de drogarias Vote_lcap25%Fragrância de Stella McCartney não deveria ser usada nem em xampus de drogarias Vote_rcap 25% [ 116 ]
Fragrância de Stella McCartney não deveria ser usada nem em xampus de drogarias Vote_lcap12%Fragrância de Stella McCartney não deveria ser usada nem em xampus de drogarias Vote_rcap 12% [ 57 ]

Total de votos : 472


Fragrância de Stella McCartney não deveria ser usada nem em xampus de drogarias

Ir para baixo

Fragrância de Stella McCartney não deveria ser usada nem em xampus de drogarias Empty Fragrância de Stella McCartney não deveria ser usada nem em xampus de drogarias

Mensagem por Convidad Sáb 13 Jun 2009 - 18:44

Em 2003, a estilista Stella McCartney lançou seu primeiro e epônimo perfume. As diretoras de criação Stella McCartney e Chantal Roos - a lendária executiva do mundo dos perfumes - trabalharam com o perfumista Jacques Cavallier para produzir Stella. Ele tinha uma beleza pálida, sombria, uma mistura de peônia e rosa que parecia, em seus primeiros momentos, uma estatueta romântica de John Keats [poeta inglês]: uma garota longilínea e graciosa, exalando o odor de flores delicadas, com aquele adorável toque dos botões quando começam a abrir, mais o cheiro do pó de arroz de uma atriz de Hollywood dos anos 30. Conforme começam a deteriorar, as rosas soltam um maravilhoso e pungente odor característico, e a moldura do antigo pó de arroz emoldura-no lindamente.

Fragrância de Stella McCartney não deveria ser usada nem em xampus de drogarias Perfumestella2009nyt369
O perfume Sheer Stella 2009, de Stella McCartney

O perfume, no princípio, parecia fugaz (por isso que eu inicialmente não o entendi), quase intocável - a fragrância de uma ninfa em uma urna grega. Mas, na verdade, Stella trazia um surpreendente poder sobre a pele. Lembro de, por duas vezes, me aproximar de mulheres com o meu olhar desconfiado e característico de quando localizo uma fragrância que acho hipnótica e, irritado, não conseguir classificá-la. Ambas as vezes as mulheres me responderam que usavam Stella.

O que poderia controlar uma marca a ponto de destruir sua maravilhosa criação, a ponto de pedir que seu perfumista desenvolva um flanker como Sheer Stella 2009?

2009 é o último de uma série. YSL Beauté, licenciado por Stella McCartney, lançou iterações de Stella em edição limitada, um por ano, desde 2004. Metaforicamente, é como se alguém tivesse pego uma autêntica foto de cloreto de prata de Ansel Adams [fotógrafo americano], criado dez fotocópias - que sucessivamente foram perdendo a qualidade se comparadas à original -, e depois oferecido a versão final e absurdamente inferior aos colecionadores. Por quê?

A resposta é, claro, dinheiro. Basta usar nas edições limitadas matérias-primas mais baratas que as da versão original, baixando seu custo e proporcionando lucro rápido, pois o produto é vendido graças à boa fama de sua marca. Cada flanker deve gerar uma exaltação renovada, a decepção de 2005 desapareceu graças ao lançamento de 2006, que foi eclipsado pela empolgação com a versão de 2007, e assim sucessivamente. Mas dinheiro não é uma boa resposta. O consumidor eventualmente aprende a lição, e todo o seu lucro vai embora graças ao estrago causado à marca. É surpreendente que Chantal Roos e Stella McCartney tenham pedido para que isso acontecesse.

Eu não havia sentido o cheiro de nenhuma dessas edições até abrir o frasco da última em meu escritório. Sheer Stella 2009 apresenta notas de saída que não trazem nenhuma originalidade, mas ali ele é adorável, uma das melhores introduções comerciais que surgiram recentemente. E é "comercial" no melhor dos sentidos: uma peônia-rosa cintilante, suculenta, com tons de grapefruit.

Então, depois de quatro minutos, ele se rompe. Pessimamente. Pode-se sentir o mergulho para uma rosa química, um grapefruit químico, uma peônia contraída pela adstringência química. Meu assistente, atônito, disse: "É como se ninguém tivesse testado isso na pele".

Será que 90% da fórmula se reduz a uma série particularmente barata de materiais sintéticos? Será possível que a Firmenich, empresa empregadora de Cavallier [o perfumista Jacques Cavallier] e uma companhia que produz materiais extremamente requintados, produza algo desse tipo? Será que este é o perfume mais insolente e cínico que já foi produzido, com um acorde de saída desonesto, que pisca para você exatamente durante o tempo de passar no caixa, para depois implodir em seu punho?

Sheer 2009 é uma fragrância que não deveria ser usada nem em xampus de drogarias. Se mais alguma dessas criações surgir, o Stella original vai emitir um pungente odor de deterioração, apodrecer e desaparecer. Mas a indústria passou de cinquenta para mil o número de lançamentos de perfumes por ano - um fluxo insustentável e desordenado de novidades, geralmente impulsionados não por investimentos sérios e de longo prazo em perfumes de qualidade, mas por marketing e por momentos de puro desespero.

Enganar o volátil mercado de 30 bilhões de dólares para obter sucesso e lucro rápido atinge a própria indústria, já que ela está sendo enganadora e desonesta consigo mesma. Cada flanker é construído a partir da farsa anterior, passando a impressão de crescimento mesmo enquanto a estrutura vai cavando um buraco por baixo. É, resumindo, um esquema de Ponzi [operação fraudulenta do tipo pirâmide] olfativo. E Sheer Stella 2009 é o Bernie Madoff [autor do maior golpe financeiro da história] dos perfumes.

Sheer Stella 2009
Stella McCartney
sephora.com


Tradução: Erika Brandão

Fonte: Uol Estilo

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos