Visão em Foco
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
A Polêmica entre Maitê Proença e Lygia Fagundes Telles Rightc10
Últimos assuntos
» Nossos Filhos nos Acusarão (legendado)
A Polêmica entre Maitê Proença e Lygia Fagundes Telles EmptyDom 14 Abr 2013 - 14:16 por jerry

» UMA FAZENDA PARA O FUTURO
A Polêmica entre Maitê Proença e Lygia Fagundes Telles EmptyQui 4 Abr 2013 - 20:30 por jerry

» Muito Além do Peso (2012)
A Polêmica entre Maitê Proença e Lygia Fagundes Telles EmptySáb 16 Mar 2013 - 22:11 por jerry

» Quem se Importa (2012)
A Polêmica entre Maitê Proença e Lygia Fagundes Telles EmptySeg 4 Fev 2013 - 22:52 por jerry

» Luto em Luta (2012)
A Polêmica entre Maitê Proença e Lygia Fagundes Telles EmptyTer 22 Jan 2013 - 20:35 por jerry

»  The Suicide Tourist (2007)
A Polêmica entre Maitê Proença e Lygia Fagundes Telles EmptyDom 15 Jul 2012 - 23:28 por jerry

» There's no Tomorrow
A Polêmica entre Maitê Proença e Lygia Fagundes Telles EmptySáb 5 maio 2012 - 22:47 por jerry

Votação

Para os que possuem TVs pagas: Você já aderiu ao sistema HD?

A Polêmica entre Maitê Proença e Lygia Fagundes Telles Vote_lcap27%A Polêmica entre Maitê Proença e Lygia Fagundes Telles Vote_rcap 27% [ 128 ]
A Polêmica entre Maitê Proença e Lygia Fagundes Telles Vote_lcap23%A Polêmica entre Maitê Proença e Lygia Fagundes Telles Vote_rcap 23% [ 107 ]
A Polêmica entre Maitê Proença e Lygia Fagundes Telles Vote_lcap14%A Polêmica entre Maitê Proença e Lygia Fagundes Telles Vote_rcap 14% [ 64 ]
A Polêmica entre Maitê Proença e Lygia Fagundes Telles Vote_lcap25%A Polêmica entre Maitê Proença e Lygia Fagundes Telles Vote_rcap 25% [ 116 ]
A Polêmica entre Maitê Proença e Lygia Fagundes Telles Vote_lcap12%A Polêmica entre Maitê Proença e Lygia Fagundes Telles Vote_rcap 12% [ 57 ]

Total de votos : 472


A Polêmica entre Maitê Proença e Lygia Fagundes Telles

Ir para baixo

A Polêmica entre Maitê Proença e Lygia Fagundes Telles Empty A Polêmica entre Maitê Proença e Lygia Fagundes Telles

Mensagem por Vânia Qui 9 Jul 2009 - 21:55

* 02/07
Lygia Fagundes Telles se irrita com Maitê Proença, diz jornal

Segundo o jornal "Folha de S.Paulo", a escritora Lygia Fagundes Telles deve processar Maitê Proença.

A atriz teria usado o nome de um de seus livros, "As Meninas", para uma peça teatral, que diga-se de passagem, estreia sexta-feira (3), no Rio de Janeiro.

De acordo com o jornal, Maitê havia dito que o nome seria alterado, mas voltou atrás. À colunista da "Folha" Monica Bergamo, Lygia disse que "isso é uma safadeza", já que seu livro será adaptado para uma outra peça, de Maria Adelaide Amaral.

A autora ainda disse que sua vontade é ir à estreia da peça, subir ao palco e chamar a atriz de ladra.

O jornal disse que até o começo desta última quarta-feira (1), Maitê Proença não havia respondido às declarações de Lygia Fagundes Telles.


Minha Notícia


*07/07/2009


Maitê Proença comenta polêmica com sua peça 'As meninas' e livro de Lygia Fagundes Telles


'Fica brava, não, Lygia'.

por Maitê Proença

Lygia Fagundes Telles ficou muito brava comigo. Brava ao ponto de me chamar de ladra e afirmar que gostaria de subir ao palco de minha estreia teatral esta semana para fazer a acusação. Parece que desistiu, a noite correu suave, pungente, magnífica! Sobressaltos, só os incontáveis que emanavam do palco para o deleite da plateia.

Há cinco anos escrevi, junto com meu parceiro Luiz Carlos Góes, um esquete para uma primeira peça de minha autoria, a que demos o nome de "As meninas". A peça correu o Brasil, a Alemanha, Portugal. Foi um sucesso cujo ápice era a história de duas meninas falando sobre assuntos adultos no velório da mãe de uma delas. Crianças falam o que deve ser calado, e num contexto solene de tristeza, os diálogos resultavam cômicos:

- Queria que minha mãe morresse só um pouquinho pra eu ficar estranha assim como você.

- Posso dizer uma coisa, tia Consuelo? Eu pensei que morto ficasse abatido, mas você está quase bonita.

- Nós nascemos das barrigas de nossas mães, mas nossos irmãos vieram trazidos pela cegonha. Umas cegonhas pretas.

- Mamãe está tão séria!

- Também rir do quê? Ela está morta, Rubi. Morto não ri, fica assim, sonhando...

Peça 'As meninas', de Maitê Proença/ Foto Divulgação - Sandra Delgado

Resolvi então escrever uma peça inteira com um velório como os que vejo por aí, com os parentes pranteando o morto, e os amigos rindo pelos cantos, lembrando tudo que não deveriam, relaxando escondido para conseguirem, depois, voltar a sofrer.

Quis um velório em festa, e colocamos quatro gerações de mulheres, inclusive as mortas, todas se utilizando do mesmo caixão para voltar a viver um pouco. Ali não há limites entre a vida e a morte, quem deveria calar fala, e fala muito de tudo o que não poderia ser dito. As belas se autoelogiam sem modéstia, e as outras todas também, sem pudor. Não há pudores nesse velório. A história é triste mas é para rir. E, sim, há um homem em cena, que não se vê, mas que está mais presente do que todos os personagens.

Nada a ter, portanto, com o romance de Lygia Fagundes Telles chamado "As meninas". E tampouco com um romance anterior ao dela, o de Louise May Alcott, também denominado "As meninas" ("Little women"), ou com o célebre "As meninas" de Velázquez, ou, ainda, com os 67 desdobramentos cubistas elaborados por Pablo Picasso, lindamente expostos no Museu Picasso de Barcelona.

Será que Alcott, Velázquez e Picasso estão muito bravos com Lygia por lhes ter surrupiado o nome e usado em seu romance? Ou será que compreendem que este é de domínio público como seriam "O coqueiro", "A casa", "As crianças", lindos títulos para quem quiser usar?

Contra minha vontade, mas por não querer aborrecer Lygia, pelo respeito e amor que tenho por ela, tentei alterar o nome de minha peça. Enviei-lhe, por intermédio de nossa agente literária comum, os e-mails trocados para essa finalidade, com o MinC e com a empresa estatal que financia minhas "Meninas". Por ali ela pode constatar que tentei a alteração de todas as formas, e exaustivamente, só para lhe agradar. Não foi possível. No Brasil, o que parece simples pode ser muito complicado, e será, sempre que houver burocracia envolvida.

O que deveria ser bem mais simples é o entendimento entre pessoas de boa vontade que só desejam seguir com sua arte e oferecê-la ao público, este que está aí para acolher a todos os talentos.


Fica brava, não, Lygia. Te adoro!

MAITÊ PROENÇA é atriz e escritora, co-autora da peça "As meninas"


O GLOBO
Vânia
Vânia
Administradora

Feminino Mensagens : 4027
Data de inscrição : 07/04/2009
Idade : 59
Localização : São Paulo

http://visaoemfoco.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos