Visão em Foco
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha Rightc10
Últimos assuntos
» Nossos Filhos nos Acusarão (legendado)
A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha EmptyDom 14 Abr 2013 - 14:16 por jerry

» UMA FAZENDA PARA O FUTURO
A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha EmptyQui 4 Abr 2013 - 20:30 por jerry

» Muito Além do Peso (2012)
A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha EmptySáb 16 Mar 2013 - 22:11 por jerry

» Quem se Importa (2012)
A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha EmptySeg 4 Fev 2013 - 22:52 por jerry

» Luto em Luta (2012)
A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha EmptyTer 22 Jan 2013 - 20:35 por jerry

»  The Suicide Tourist (2007)
A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha EmptyDom 15 Jul 2012 - 23:28 por jerry

» There's no Tomorrow
A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha EmptySáb 5 maio 2012 - 22:47 por jerry

Votação

Para os que possuem TVs pagas: Você já aderiu ao sistema HD?

A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha Vote_lcap27%A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha Vote_rcap 27% [ 128 ]
A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha Vote_lcap23%A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha Vote_rcap 23% [ 107 ]
A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha Vote_lcap14%A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha Vote_rcap 14% [ 64 ]
A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha Vote_lcap25%A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha Vote_rcap 25% [ 116 ]
A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha Vote_lcap12%A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha Vote_rcap 12% [ 57 ]

Total de votos : 472


A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha

4 participantes

Ir para baixo

A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha Empty A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha

Mensagem por Paulo Seg 16 Nov 2009 - 15:37

A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha Hot_dog260_2104655310382973663

Quem nunca acordou com o carro de som anunciando "Pamonha quentinhaaa"?! E quem não parou na barraquinha de cachorro-quente em plena madrugada ou se deliciou com o acarajé da baiana na beira da praia? Pois é, a comida de rua faz parte do nosso dia-a-dia. No Degusta Rio, feira de gastronomia que acontece neste fim-de-semana no Cais do Porto, no Rio de Janeiro, o movimento conhecido no mundo todo como Street Food ganha a mesa e reúne chefs de olho em levar a comida popular para dentro dos restaurantes e trocar experiências com os que fazem da rua sua cozinha.

"A comida de rua é uma possibilidade para aqueles que têm talento culinário, mas não têm recursos para abrir um restaurante", diz Teresa Corção, chef do restaurante O Navegador, no Rio, e uma das fundadoras do Instituto Maniva, ONG que promove a tapioca e mandioca em todo o país através de oficinas e filmes produzidos por ela e pelo marido. "A própria tapioca é uma comida de rua pouco explorada, apesar de ser tão parte de nossa cultura", ressalta. Fã da pamonha vendida na esquina da rua Treze de Maio com a Evaristo da Veiga, no Centro do Rio, Teresa conta que se inspira nas ruas para montar o cardápio de seu restaurante (a tapioca brulée, na foto abaixo, é uma das criações da chef).
A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha Tapioca_onavegador220


Kátia Barbosa, chef do restaurante Aconchego Carioca, que, apesar do nome, oferece uma comida nordestina arretada da boa, é apaixonada pelas barraquinhas que frequenta depois do trabalho: "São a solução da madrugada! Sou apaixonada por comida de rua. É prática, criativa e ousada", reforça, lembrando do "caldo da mama", sua mais recente descoberta numa esquina da Tijuca: sopa de aipim com linguiça. Kátia já virou cliente dessa barraquinha, que fica num posto de gasolina. Lá, o menu é variado e, vez ou outra, tem até estrogonofe.

O velho conhecido "podrão" é outro favorito dos cariocas. Ainda que receba esse apelido nada carinhoso, os cachorros-quentes de rua vivem lotados. Alguns chefs ganharam até status de celebridade na cidade, como o Oliveira, que começou com uma carrocinha no bairro do Humaitá e já tem filial, em Laranjeiras. As chefs lamentam que a comida de rua do Brasil não tenha incentivo e regulamentação com normas de higiene, como acontece em alguns países. "A globalização da comida se dá mais pela Street Food do que pelos restaurantes", comenta Teresa, lembrando que essa comida é uma vitrine do país e que esse movimento está cada vez mais forte no mundo inteiro. "Imagina fazer um tour só comendo na rua, provando o que há de mais tradicional em casa país? A comida de rua é uma resistência cultural muito legal".

Kátia concorda: "O bolinho de feijoada que eu sirvo no meu restaurante poderia estar numa barraquinha, por exemplo. Pronto, se tudo der errado, vou vender bolinho de feijoada na rua", diverte-se.


Endereços:

Pamonha
Esquina da rua Treze de Maio com a rua Evaristo da Veiga - Centro / RJ

Acarajé
Av. Almirante Barroso em frente a Caixa Econômica Federal próximo ao largo da Carioca - Centro / RJ
Rua Almirante Alexandrino, próximo ao Castelinho Velentim - Santa Teresa / RJ

Cachorro-quente do Oliveira
Rua Humaitá, no canteiro entre as duas pistas - Humaitá / RJ
Esquina da General Glicério com a Rua das Laranjeiras.


Fonte: GNT

Dificilmente eu como comidas de rua, por causa de higiene ou de proveniência. Mas gosto de comer pastel em feiras livres.
Paulo
Paulo
Administrador

Masculino Mensagens : 3616
Data de inscrição : 06/04/2009
Idade : 59
Localização : São Paulo

https://visaoemfoco.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha Empty Re: A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha

Mensagem por Lili Seg 16 Nov 2009 - 19:33

Paulo escreveu:Dificilmente eu como comidas de rua, por causa de higiene ou de proveniência. Mas gosto de comer pastel em feiras livres.
Eu também fico meio lá, meio cá com essas coisas. Se bem que já comi algumas vezes cachorro quente, cheeseburger e cheese-tudo de uma barraquinha aqui na esquina da minha rua, em dias que eu não estava muito a fim de jantar. Mas só fiz isso porque os donos da barraquinha moram aqui perto, e são conhecidos de todos no bairro. Ninguém nunca reclamou de algo que comeu na barraquinha deles e que tenha feito mal.

joia
Lili
Lili
Administradora

Feminino Mensagens : 4874
Data de inscrição : 08/04/2009
Idade : 62
Localização : Rio de Janeiro

http://visaoemfoco.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha Empty Re: A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha

Mensagem por Mariza Frezza Ter 17 Nov 2009 - 12:57

Eu nunca comi comida de rua. Não tenho coragem. Mas se fosse de conhecidos, como Lili falou.......não, estou mentindo, eu não comeria mesmo. Por mais que seja tudo limpinho, na rua não é possível uma boa higienização, e a comida tem que ser feita na hora, aí fica difícil.
Num lugar fechado, apropriado para preparação de alimentos, já não se tem uma higienização completa, imagine na rua.
Não.....estou fora.
Este projeto dos chefs, é interessante, dá oportunidade a quem ainda não conseguiu um espaço, e pode mostrar seu trabalho.

Mariza Frezza

Feminino Mensagens : 485
Data de inscrição : 26/10/2009
Idade : 70
Localização : Passo Fundo- RS

Ir para o topo Ir para baixo

A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha Empty Re: A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha

Mensagem por Vânia Qua 18 Nov 2009 - 10:20

Comida de rua, literalmente, eu não como. Realmente a higienização não é correta, e ainda acontece de pegarmos essas viroses loucas...é muito perigoso!
Quando eu era adolescente comia os cachorros-quentes "da vida", mas depois fui vendo que não dava pra comer. Mas não consegui parar de comer pastel de feira...hummm...eu adorooo!
Vânia
Vânia
Administradora

Feminino Mensagens : 4027
Data de inscrição : 07/04/2009
Idade : 59
Localização : São Paulo

http://visaoemfoco.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha Empty Re: A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha

Mensagem por Lili Qua 18 Nov 2009 - 10:38

Van, é aí que eu não entendo nem você e nem o Paulinho. ñ entendi

Seguindo o raciocínio do tópico, os pastéis de feira possuem os mesmos critérios de higienização incorreta dos outros alimentos preparados na rua. E com um agravante, por serem frituras e ficarem com aquele óleo sendo fritado e refritado a cada rodada de pastéis que forem sendo preparados.
Lili
Lili
Administradora

Feminino Mensagens : 4874
Data de inscrição : 08/04/2009
Idade : 62
Localização : Rio de Janeiro

http://visaoemfoco.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha Empty Re: A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha

Mensagem por Vânia Qua 18 Nov 2009 - 10:43

Lili escreveu:Van, é aí que eu não entendo nem você e nem o Paulinho. ñ entendi

Seguindo o raciocínio do tópico, os pastéis de feira possuem os mesmos critérios de higienização incorreta dos outros alimentos preparados na rua. E com um agravante, por serem frituras e ficarem com aquele óleo sendo fritado e refritado a cada rodada de pastéis que forem sendo preparados.

Pois é Lili, mas não tem anda melhor do que pastel de feira! Mas eu conheço o pasteleiro, há muito tempo. Eles usam toca, luvas e máscaras, apesar de ficar ao ar livre eu não resisto...rss
Vânia
Vânia
Administradora

Feminino Mensagens : 4027
Data de inscrição : 07/04/2009
Idade : 59
Localização : São Paulo

http://visaoemfoco.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha Empty Re: A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha

Mensagem por Lili Qua 18 Nov 2009 - 10:56

Vânia escreveu:Pois é Lili, mas não tem anda melhor do que pastel de feira! Mas eu conheço o pasteleiro, há muito tempo. Eles usam toca, luvas e máscaras, apesar de ficar ao ar livre eu não resisto...rss
Então. É o mesmo caso meu com a barraquinha aqui perto de casa. Aí neste caso, a gula fala mais alto... haha
Lili
Lili
Administradora

Feminino Mensagens : 4874
Data de inscrição : 08/04/2009
Idade : 62
Localização : Rio de Janeiro

http://visaoemfoco.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha Empty Re: A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha

Mensagem por Vânia Qua 18 Nov 2009 - 14:26

É verdade...a gula fala BEM mais alto...rsrsrsrs
Vânia
Vânia
Administradora

Feminino Mensagens : 4027
Data de inscrição : 07/04/2009
Idade : 59
Localização : São Paulo

http://visaoemfoco.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha Empty Re: A rua é a cozinha: chefs celebram as comidas de barraquinha

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos